Viúva realiza o sonho de galã que se matou por depressão
Anna Westerlund contou com a ajuda de amigos para garantir o bem-estar de 5 filhos após tragédia familiar
Casa nova, velha saudade. A ceramista Anna Westerlund vive um misto de sentimentos. Feliz com o final da construção do imóvel onde vai morar com os filhos e um enteado, ao mesmo tempo em que lamenta a ausência do idealizador do projeto, seu marido, Pedro Lima.
O ator de novelas cometeu suicídio em 20 de junho do ano passado, aos 49 anos. Nascido em Angola, na África, fez carreira bem-sucedida nas emissoras RTP, SIC e TVI de Portugal. O fim dramático em consequência de depressão chocou os fãs e teve repercussão internacional.
A casa de 500 m² fica em Cascais, a mesma região perto de Lisboa onde o corpo de Pedro Lima foi encontrado junto às pedras de uma praia. Ele inspecionou a obra poucos dias antes do ato extremo. Fazia questão de opinar sobre os mínimos detalhes.
No ano passado, o cronograma de construção atrasou por conta das restrições impostas pela pandemia de covid-19 e a queda de rendimentos de Pedro Lima no início da crise sanitária. Na época, o ator teve reduzido pela metade o salário de 6 mil euros (R$ 39 mil na cotação de hoje).
O temor de enfrentar dificuldades financeiras para manter a família foi manifestado a amigos e teria sido o gatilho para que o galã veterano — vítima de quadro depressivo mantido em sigilo — cometesse suicídio. Em mensagens enviadas a pessoas próximas, minutos antes de ferir seu corpo e se atirar ao mar, ele pediu que a mulher e os filhos recebessem ajuda.
Em uma rede social, Anna Westerlund postou mensagem se dirigindo ao marido morto há nove meses: “Que a nossa casa possa ser palco de encontros em família, um espaço para os amigos e um lugar onde o amor possa crescer. A luz que brilha nos olhos deles quando digo que estamos quase a mudar diz tudo. Que do nosso sonho nasça um lugar onde possam adormecer aconchegados, felizes quando os momentos sorrirem e sabendo chorar se os seus olhos pedirem. Mas sempre acompanhados por ti, por nós.”
Anna e Pedro começaram 2020 com planos de se casar. Ficaram duas décadas juntos. Após a tragédia, a ceramista passou a colaborar com campanhas de conscientização sobre saúde mental ao lado dos 4 filhos que teve com o ator e do enteado. “Pedro, temos uns filhos para lá do maravilhoso. Cada um deles tem sido um exemplo gigante de coragem e amor”, registrou em um post no Instagram.