Xuxa precisa investir no reality show da própria vida
A Xuxa do Instagram precisa dar uma força para a Xuxa da TV. São a mesma pessoa, mas há um descompasso entre as duas.
Na rede social, Xuxa tem audiência garantida. O conteúdo que posta garante o entretenimento de seus mais de 4 milhões de seguidores.
Lá, Xuxa se expõe sem pudor - às vezes, corajosamente de cara limpa. Posta fotos e vídeos que a mostram nos bastidores da Record e na vida privada.
É uma Xuxa despachada, livre, feliz. Seu Instagram comprova que a apresentadora vive um dos momentos mais plenos de seus 53 anos.
Já a Xuxa da TV atravessa uma fase tensa. Querem tirá-la do horário nobre da segunda-feira, porém não há definição de outro dia e horário para a exibição do programa.
Enquanto isso, notícias ruins desgastam a imagem da apresentadora. A manchete de ontem foi: 'Xuxa registra recorde negativo de Ibope na Record'.
A atração marcou 4 pontos de média. Sim, é um índice inaceitavelmente baixo para os padrões do canal e também para o potencial de Xuxa.
No ar há um ano, o programa deveria ter superado a previsível fase de experiências e adaptações. Contudo, a instabilidade continua.
Há rumores de que a emissora busca novos formatos para 'salvar' Xuxa. Arrisco afirmar que a salvação de Xuxa não está em nenhum quadro oferecido por produtora estrangeira.
É aí que a Xuxa da TV e a Record precisam prestar atenção na Xuxa do Instagram. O melhor da apresentadora está ali: a irreverência, o humor autodepreciativo, o romantismo, as brincadeiras com os próprios clichês, a nostalgia com frescor.
Se querem importar um formato, que seja a ideia de um reality show. Compartilhar a vida íntima de Xuxa será mais atrativo ao público de TV do que as atrações mornas escaladas para o programa.
Xuxa certamente teria mais a contar e mostrar do que qualquer uma das Kardashians, ícones desse tipo de atração. É incompreensível nenhum apresentador brasileiro ter levado para a televisão a dinâmica das redes sociais.
Essa interação é não apenas necessária, como inevitável, assim como a adequação das emissoras de TV aos formatos da internet. Por exemplo: disponibilizar conteúdo on demand, copiando a Netflix.
Xuxa está atenta a essas mudanças. Num vídeo recente no Instagram, ela anunciou que terá um canal no YouTube. É provável que, em breve, a apresentadora nem precise mais se submeter à roleta-russa que é a TV.