Bolsonaristas Cássia Kis e Humberto Martins carregam ‘Travessia’ em subida no Ibope
Atores atacados pelo apoio ao ex-presidente ajudam a autora Gloria Perez – também criticada por suposto bolsonarismo – a superar crise
Em capítulos recentes, Cidália e Guerra se tornaram protagonistas de ‘Travessia’ com a palpitante trama de usurpação de poder por Ari (Chay Suede).
Cássia Kis e Humberto Martins deram, como se dizia antigamente, um banho em cena. Presentearam o público com atuações consistentes. Ambos se destacam nos picos de drama.
O plano-sequência da atordoada Cidália circulando por diferentes ambientes da empresa após descobrir o golpe de Ari ressaltou o domínio cênico da atriz.
A reação de Guerra, fragilizado no hospital, ao ser informado da traição do genro ambicioso reforçou a interpretação sensível exibida pelo ator desde o primeiro capítulo.
Cabe outro clichê antigo: os dois levam ‘Travessia’ nas costas. O folhetim das 21h da Globo tem outros atores igualmente merecedores de reconhecimento, porém, Cássia e Humberto estão um degrau acima.
Ironicamente, eles foram alvo de uma campanha de cancelamento por questão ideológica. São apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Quando Cássia participou de atos considerados antidemocráticos no tenso período da eleição, houve uma mobilização na internet para exigir que ela fosse tirada do elenco e demitida pela Globo.
A autora Gloria Perez, também atacada por ser vista como simpática ao bolsonarismo, não apenas resistiu à pressão como dobrou a aposta: fez de Cidália a personagem central do enredo.
Igualmente rejeitado pelos antibolsonaristas, Humberto Martins ganhou da dramaturga a chance de suplentar de vez o estereótipo de galã descamisado de novelas cômicas.
Com Guerra, ele exibe maturidade artística ao se entregar sem pudor a um personagem envelhecido. Aliás, chega a ser bonito ver os dois atores assumindo as rugas no rosto sem o desespero de parecer eternamente joviais, como se tornou comum na TV.
Ao ficar mais sob os holofotes, a dupla de veteranos serviu de força motriz para a recuperação da novela no Ibope.
Desde a virada do ano, os índices estão com viés de alta após quase três meses de rejeição entre parte relevante dos telespectadores.
Na terça-feira (7), ‘Travessia’ registrou média de 27,6 pontos, a melhor desde a estreia. Tem transferido audiência importante para o ‘BBB23’, exibido na sequência com números frustrantes de público.