Bolsonaro está em férias há 31 anos, diz Natuza na GloboNews
Jornalista bem relacionada com a cúpula dos Poderes sobe o tom das críticas ao comportamento do presidente
Na quarta-feira (23), vários telejornais destacaram o custo de R$ 899,3 mil aos cofres públicos da viagem de férias de Jair Bolsonaro a Santa Catarina na virada do ano.
Em participação ao vivo no ‘Estúdio i’, comandado por Maria Beltrão na GloboNews, a comentarista de política Natuza Nery fez análise contundente da situação.
“Eu vou pedir perdão pela dureza, mas o Bolsonaro já está em férias. Ele está em férias há 31 anos”, disse. “Um deputado que só apresentou, que só conseguiu aprovar dois projetos de lei, aliás, só apresentou, salvo engano, e um presidente da República que deixa claro que gosta de andar de jet ski, de ir para inauguração, eventos da polícia militar ou do Exército, esse presidente já está em férias.”
A jornalista, que às quintas-feiras apresenta o ‘Papo de Política’ no horário nobre do canal, prosseguiu com a crítica. “Ele sai do Palácio do Planalto com o dia claro e muitas vezes sem nenhuma agenda na agenda oficial do presidente, que é pública. Ele fica em agendas internas que ninguém sabe que agendas são essas. Então o presidente Bolsonaro está quase que permanentemente de férias.”
Uma das analistas de política mais respeitadas do jornalismo, Natuza já se destacou anteriormente pelo incômodo com Bolsonaro, seus aliados em Brasília e os defensores do presidente nas redes sociais. Em maio de 2020, no mesmo ‘Estúdio i’, ela classificou alguns manifestantes bolsonaristas que ameaçaram profissionais da saúde de “almas sebosas”.
Trata-se de um regionalismo de Pernambuco para designar pessoas de má índole. Paulistana, Natuza passou a maior parte da infância em Recife. Em novembro de 2019, a jornalista gerou posts nas redes sociais ao chamar Bolsonaro de “ex-presidente” durante a cobertura da soltura de Lula, que deixava a Polícia Federal de Curitiba.
Em agosto do ano passado, Nery gerou manchetes ao defender sua linha de raciocínio quando a produção do ‘Edição das 18h’ pediu que concluísse o comentário. “Estão pedindo para eu encerrar, mas eu preciso explicar o resto da história”, disse – e falou por mais 3 minutos, sem ser interrompida, sobre o que havia apurado a respeito da votação na Câmara da PEC do Voto Impresso.
A franqueza, as informações em primeira mão e o carisma no vídeo fazem de Natuza uma das mais admiradas profissionais do telejornalismo. Com carreira consolidada em jornais, ela se tornou conhecida ao participar da mesa-redonda ‘Meninas do Jô’. A performance bem avaliada rendeu um convite para a GloboNews, onde trabalha desde o início de 2017.