Fãs dos personagens do desenho Caverna do Dragão já estão se preparando para a chegada os novos colecionáveis da série.
Os jovens Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto, Bobby e Mestre dos Magos se tornaram bonecos em miniatura e revivem a nostalgia dos anos 1980, quando a animação alcançou o ápice do sucesso mundial.
Os colecionáveis, criados pela Iron Studios, devem chegar ao mercado apenas em 2019, mas já foram apresentados durante a San Diego Comic-Con, nos Estados Unidos. A linha completa poderá ser conferida de perto na edição brasileira do evento, a CCXP 2018, que acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro, no São Paulo Expo.
A Paramount Pictures confirmou, para julho de 2021, a estreia do filme baseado no jogo de RPG Dungeons & Dragons, que serviu de inspiração para o desenho Caverna do Dragão.
Sucesso de público - Caverna do Dragão, que fala sobre seis jovens presos em um mundo imaginário de aventura medieval, foi um dos desenhos mais populares no Brasil nos anos 80 e 90. O que pouca gente sabe é que ele foi inspirado no clássico RPG (role playing game, ou jogo de interpretação de papeis) Dungeons & Dragons. Nos EUA, a animação foi exibida entre 1983 e 1985. O desenho tem ao todo 27 episódios e é dividido em 3 temporadas. Apesar do sucesso, a animação ganhou fama por não ter um final. A seguir, veja curiosidades, mitos, verdades e possíveis finais de Caverna do Dragão.
Foto: Reprodução / Estadão
Inspiração - O desenho foi baseado no famoso jogo de tabuleiro chamado Dungeons & Dragons e vários elementos da animação fazem referência ao jogo, como o próprio Mestre dos Magos, que é um personagem tirado diretamente de lá. Criado por Gary Gygax e Dave Arneson, ele foi lançado em janeiro de 1974.
Foto: Reprodução / Estadão
Mudança - No primeiro episódio, que foi ao ar em 17 de novembro de 1983, a calcinha de Sheila - a ladra de capuz azul - apareceu, deixando milhares de fãs animados enquanto assistiam a animação. Isso veio a acontecer novamente no episódio 'O Salão dos Ossos'. Posteriormente a calcinha de Sheila foi pintada de rosa para que fizesse parte da saia.
Foto: Reprodução / Estadão
Marvel - A Caverna do Dragão era coproduzida pela Marvel, logo, não seria estranho se aparecem algumas referências. Num episódio intitulado 'Servo do Mal', podemos ver Eric com uma história em quadrinhos de um dos personagens mais famosos da Marvel: o Homem Aranha. A edição se trata de Homem-Aranha #7.
Foto: Reprodução / Estadão
Mestre dos Magos e Vingador eram a mesma pessoa - Falso! Essa teoria vem da origem do desenho. Nas partidas do RPG Dungeons & Dragons, um mesmo jogador serve tanto como orientador quanto rival dos outros participantes. Ele também é chamado de “mestre”.
Foto: Reprodução / Estadão
Final falso na internet - No final dos anos 1990, circulou na internet um rumor de que o último episódio da série teria sido vetado por sua assombrosa revelação: na verdade, as personagens do desenho já estariam mortas desde o primeiro episódio, devido a um terrível acidente no carrinho de montanha russa no qual embarcaram. Os meninos teriam sido mandados ao Inferno, sendo o Mestre dos Magos e o Vingador as duas faces de um mesmo ser demoníaco, capaz de oferecer esperança e temor em um processo de crescente agonia psicológica. O boato ainda afirma que o dócil unicórnio Uni seria um agente espião, eventualmente responsável por impedir os meninos de regressar ao seu mundo.
Foto: Reprodução / Estadão
Episódio final - O produtor Karl Geurs pediu ao roteirista Michael Reaves um episódio que servisse tanto como desfecho quanto como ponto de partida para uma reformulação. Mas a animação foi cancelada antes do episódio sair do papel. Veja abaixo o que acontece no que seria o derradeiro capítulo do desenho.
Foto: Reprodução / Estadão
Episódio final 1 - O episódio abre com um encontro entre Mestre dos Magos e Vingador. O vilão propõe um teste: se as crianças conseguirem vencer um desafio sem qualquer ajuda do Mestre, terão acesso à “Chave”. Se falharem, perdem as armas e as vidas. O Mestre concorda.
Foto: Reprodução / Estadão
Episódio final - parte 2 - Durante uma sofrida luta com uma hidra, as crianças pedem ajuda ao Mestre dos Magos, que aparece, mas dá de costas. O Vingador então surge e lhes propõe o desafio: encontrar uma chave e lançá-la num abismo - se conseguirem, voltarão para casa. O grupo se divide entre os que acreditam no Vingador e os que não, mas ambas as facções saem em busca da chave.
Foto: Reprodução / Estadão
Episódio final - parte 3 - Ao chegar ao local, as crianças encontram uma espécie de sarcófago com a chave dentro. Eric tenta jogá-la no abismo, mas é impedido por Hank. No final, todos consentem em usar a chave para abrir uma enorme câmara em uma das paredes. Dela saem diversos raios de luz que se espalham pelo Reino.
Foto: Reprodução / Estadão
Episódio final - parte 4 - Os raios abrem portais que servirão para mandar as criaturas aprisionadas no Reino de volta para suas casas. Um dos raios atinge o Vingador e o converte para o que ele era antes de se tornar malvado: filho do Mestre dos Magos. Com um portal aberto à sua frente, as crianças recebem do Mestre dos Magos a escolha de voltar para casa ou de ficar e continuar suas aventuras.