Com o adiamento dos desfiles do Rio e São Paulo para o mês de abril, o carnaval de 2022 segue com uma sensação estranha para muita gente. Para quem sente saudades da folia, o Estadão selecionou cinco filmes ou séries disponíveis em serviços de streaming para assistir ao longo dos dias de folga. Confira abaixo.
'Rio'
Disponível no Disney+, o longa de animação retrata a história de Blu, uma das últimas araras azuis do mundo, que precisa ir ao Rio de Janeiro durante o carnaval para conhecer outra remanescente de sua espécie.
Há belas cenas digitais simulando paisagens conhecidas da cidade maravilhosa, além de um colorido desfile na Marquês de Sapucaí.
'Doutor Castor'
A série documental do Globoplay retrata a trajetória de Castor de Andrade, banqueiro do jogo do bicho que teve forte ligação com a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel nos anos 1980 e 1990.
A produção escancara o uso político do carnaval e mostra como a Liga das Escolas de Samba nasceu como uma espécie de agência reguladora do crime. Também são abordados outros pontos da trajetória criminosa de Castor, além de sua relação com o Bangu Atlético Clube, vice-campeão brasileiro de futebol em 1985.
'Carnaval'
Lançada no meio do ano passado pela Netflix, a comédia mostra um grupo de amigas viajando para o carnaval de Salvador, na Bahia, após uma delas ser traída pelo companheiro. No elenco, há personalidades bastante conhecidas nas redes sociais, como Gkay e Flavia Pavanelli.
'Os Simpsons'
O 15º episódio da 13ª temporada, disponível no Star+, traz uma viagem da famosa família norte-americana ao Brasil. Em uma das cenas, Marge, Bart e Lisa passam por um desfile de rua do carnaval no Rio de Janeiro.
A forma como a série humorística tratou o País, com excesso de violência e sexualidade, rendeu críticas. Inclusive uma do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que considerou a atração uma "visão distorcida da realidade brasileira".
Aproveitando os dias do feriado de carnaval, é possível assistir a diversos episódios aleatórios de Os Simpsons, que já conta com 33 temporadas.
Desfiles Inesquecíveis
Com quase três horas de duração somando dois blocos, o Globoplay disponibiliza a íntegra do especial exibido em 2021 e apresentado por Ailton Graça e Milton Cunha, relembrando momentos marcantes do carnaval de anos anteriores, já que as apresentações haviam sido adiadas por conta da pandemia de covid-19.
Na plataforma de streaming, também é possível relembrar cenas de novelas que tiveram o carnaval como parte do enredo, como Senhora do Destino (2004), Duas Caras (2008) e Bom Sucesso (2019).
O carnaval de 'Pai Herói' (1979) - Em 'Pai Herói', a personagem Ana Preta (Glória Menezes) desfila pela escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Também foi durante o período carnavalesco que o vilão Bruno Baldaracci (Paulo Autran) aproveita para fugir da prisão por meio de um helicóptero. Na correria, ele acaba embarcando na aeronave vestido como Pierrô.
Foto: Reprodução de 'Pai Herói' (1979) / TV Globo / Estadão
O carnaval da novela 'Partido Alto' (1984) - Em 'Partido Alto', de 1984, a Globo parou o trânsito da Avenida Rio Branco, onde ficava a antiga 'Passarela do Samba' do Rio de Janeiro para gravar, por cerca de 12 horas, o desfile da fictícia Acadêmicos do Encantado, que tinha como destaque a personagem Jussara (Betty Faria). Mais de mil integrantes de escolas de samba reais participaram do momento, que foi assistido por cerca de 20 mil pessoas que compareceram ao local. O samba-enredo foi cantado por Neguinho da Beija-Flor, e a escola de samba almejava chegar ao grupo mais importante do carnaval carioca. Durante o desfile, o personagem Piscina (José Mayer), um cantor e compositor frustrado por sua gagueira, é assassinado em meio à multidão.
Foto: Reprodução de 'Partido Alto' (1984) / TV Globo / Estadão
O carnaval da novela 'Felicidade' (1992) - Em 'Felicidade', a personagem Tuquinha (Maria Ceiça) era porta-estandarte da Estácio de Sá, escola de samba do Rio de Janeiro. Durante um ensaio, ela era assassinada por Tide (Maurício Gonçalves), que a atacava com uma faca.
Foto: Reprodução de 'Felicidade' (1992) / TV Globo / Estadão
O carnaval de 'Quatro Por Quatro' (1995) - Em 1995, a novela 'Quatro Por Quatro' teve cenas em desfile de escola de samba. Entre os personagens que participaram, estavam o mecânico Raí (Marcello Novaes) e Barbarela Lourdes, a Babalu (Letícia Spiller).
Foto: Reprodução de 'Quatro Por Quatro' (1995) / TV Globo / Estadão
O carnaval de 'Senhora do Destino '(2005) - Em 'Senhora do Destino', o carnaval de 2005 ficou marcado pelo desfile da escola de samba Unidos de Vila São Miguel, com o enredo 'Senhora do Destino - A Saga de Uma Migrante Nordestina'. A letra era uma homenagem à personagem Maria do Carmo (Susana Vieira), que desfilou com destaque. Giovanni Improtta (José Wilker), presidente da escola de samba e personagem marcante da novela, apressava os foliões no desfile: "Toca para a frente que o tempo ruge e a Sapucaí é grande!"
Foto: Reprodução de 'Senhora do Destino' (2005) / TV Globo / Estadão
O carnaval de 'Duas Caras' (2008) - Juvenal Antena, personagem de Antonio Fagundes em 'Duas Caras', gravou cenas da novela no sambódromo do Rio de Janeiro durante o desfile da Portela no carnaval de 2008. Na trama, ele estava à frente da escola de samba Nascidos da Portelinha, que subia para o grupo especial após um bom desempenho no desfile.
Foto: Reprodução de 'Duas Caras' (2008) / TV Globo / Estadão
O carnaval de 'Império' (2015) - Em 2015, a novela 'Império' mobilizou diversos artistas a gravar na Marquês de Sapucaí em um dia de ensaios técnicos de escolas de samba da vida real.
Foto: Reprodução de bastidores da novela 'Império' (2015) / Globoplay / Estadão