Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como funciona a cirurgia na voz feita por Maya Massafera

17 jul 2024 - 21h34
Compartilhar
Exibir comentários
Maya Massafera revelou resultado da voz nesta semana
Maya Massafera revelou resultado da voz nesta semana
Foto: Reprodução - Instagram / Montagem - RD1 / RD1

O tão esperado vídeo revelando o resultado da voz de Maya Massafera foi compartilhado nas redes sociais nesta terça-feira (16) e viralizou.

A influenciadora decidiu mostrar aos seguidores a evolução de sua fala, depois de ter passado por dois procedimentos para lá de invasivos para deixá-la mais feminina.

No conteúdo, a ex-repórter da Globo explicou que sua voz ainda não estava pronta e que só ficaria completa daqui a dois meses e meio, após concluir os três meses.

A cirurgia, para quem não sabe, serve como uma alternativa para mulheres que desejam tornar sua voz mais aguda. A hormonioterapia já faz uma alteração na fala, mas muitas delas procuram o tratamento para trazer resultados mais satisfatórios.

O procedimento só é possível porque o tom da voz está relacionado à frequência do som emitido pelas cordas vocais. De acordo com informações do jornal O Globo, é nesta frequência que fica determinada pelo comprimento e a tensão das cordas.

No caso das mulheres cis, a frequência gira em torno de 220Hz, enquanto os homens é de 120Hz. O tratamento que é mais usado para elevar a frequência nas mulheres trans tem o nome de glotoplastia.

Especialista justifica cirurgia feita por Maya Massafera

A médica otorrinolaringologista, Erica Campos, explicou à publicação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que o procedimento cirúrgico consiste basicamente em envolver uma sutura nas cordas vocais para reduzir seu comprimento e, consequentemente, sua área de vibração.

A profissional ressaltou que a cirurgia é feita dentro da boca, com a necessidade de ficar de 7 a 10 dias em silêncio absoluto. Ela ainda orienta que, ao menos, a paciente fique ao menos 30 dias afastada.

"Esse procedimento traz um sentimento de pertencimento às mulheres. Muitas vezes elas, sejam cis ou trans, passam por essa disforia vocal, que é um processo de intimidação de falar em público por não se sentir confortável com a voz", completou.

Confira:

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
RD1
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade