Confira 7 fatos que marcaram a história das telinhas brasileiras
Dia da Televisão é comemorado nesta quarta-feira, 11 de agosto
O Dia da Televisão é comemorado nesta quarta-feira (11) e, diferentemente do que muitos pensam, a escolha da data nada tem a ver com a primeira transmissão no Brasil, já que por aqui, tudo teve início em 18 de setembro de 1950, com a TV Tupi, fundada pelo jornalista e emprésario Assis Chateaubriand. No entanto, a existência deste dia se dá em homenagem à sua padroeira, Santa Clara de Assis, declarada pelo Papa Pio XII, em 1958.
De acordo com o site João Bidu, a explicação estaria em um episódio milagroso que ocorreu um ano antes da morte de Clara de Assis em 1953, aos 60 anos. Na ocasião, ela desejava muito ir a uma missa na Igreja de São Francisco, mas como estava doente, não foi possível. No entanto, a Santa entrou em profunda oração e conseguiu ver toda a missa, como se estivesse sendo projetada na parede de seu quarto.
Novelas, jornais, reality show, programas de auditório, o que não falta é opção para se entreter ou se informar, ainda mais com a chegada das diversas plataformas de streaming. Abaixo, separamos sete fatos marcantes da história das telinhas brasileira. Confira:
Sua Vida me Pertence: a 1ª novela brasileira
Escrita e protagonizada por Walter Foster, tendo Vida Alves como a grande mocinha, a trama de Sua Vida me Pertence (1951), exibida duas vezes na semana, às 20h, por 20 minutos e com encenações realizadas ao vivo, trouxe o primeiro beijo na boca da história. O carinho, no entanto, resultou apenas nos dois atores encostando os lábios.
Vida Alves e Geórgia Gomide protagonizando o 1º beijo LGBTQIA+
Em 1963, Vida Alves também protagonizou o 1º beijo LBTQIA+ ao lado de sua parceira de cena Geórgia Gomide, exibido no teleteatro "A Calúnia".
Alô, Doçura
A partir da inspiração na sitcom americana "I love Lucy" (1951), a primeira série exibida nas telas brasileiras foi "Alô, Douçura!" (1953), com direção de Cassiano Gabus Mendes.
TV Record, a mais antiga
Fundada em 1953 por Paulo Machado de Carvalho, a TV Record é a emissora brasileira mais antiga ainda em funcionamento.
Silvio Santos
O Programa do Silvio Santos teve sua estreia em 1963, ocupando o lugar de mais antigo da televisão brasileira a ser transmitido ainda hoje. Na segunda posição está o Jornal Nacional, em 1969, e em terceiro, o Fantástico, em 1973.
Emoções
Nas imagens em que Camila, interpretada por Carolina Dieckmann em Laços de Família (2000), da TV Globo, raspa os cabelos frente às câmeras, comoveu o Brasil. Na época, 150 pessoas se cadastraram no banco de doares de medula óssea no Instituto Nacional do Câncer (Inca). O feito foi muito grande, visto que, em geral, 10 cadastros eram feitos por mês.
Fernanda Montenegro, 1ª brasileira a ganhar o Emmy
Rainha? Sim! Em 2013, Fernanda Montenegro ganhou um Emmy por sua interpretação na série Doce de Mãe, da TV Globo e fez história ao ser a 1ª brasileira a conquistar o prêmio internacional.