PUBLICIDADE

Confira entrevista com Michael Emerson, o Ben de 'Lost'

17 ago 2010 - 15h42
(atualizado às 16h00)
Compartilhar

Carol Almeida

Fosse um jogador de pôquer, Benjamin Linus teria grandes chances de fazer muito dinheiro na mesa de cartas. Um dos personagens mais enigmáticos que a teledramaturgia já nos presenteou, Ben, como era mais conhecido, foi certamente uma peça chave na construção do mistério em Lost, série que, para honrar sua narrativa, acabou este ano com mais perguntas do que respostas. Michael Emerson, o ator que interpretou Ben durante cinco das seis temporadas que o seriado teve, participou nesta terça-feira (17) à tarde de uma mesa redonda online com jornalistas de todo o mundo e o Terra fez parte da conversa.

O bate-papo faz parte dos eventos promocionais que a Disney começa a realizar para divulgar a caixa de DVDs com a sexta e última temporada da mitológica série. O produto vai chegar às lojas brasileiras no dia 14 de outubro.

Confira abaixo tudo que Michael Emerson, indicado este ano pela quarta vez consecutiva ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Ben, tem a dizer sobre a experiência de ter participado da série, as filmagens do capítulo adicional sobre como ele e Hurley tomaram controle da ilha por um tempo e seus momentos favoritos da série.

Você ficou satisfeito com o resultado final com o arco de história do personagem de Ben ao longo da série? Houve algo que você gostaria que Damon ou Carlton Cuse tivessem feito diferente com o personagem?

Sim, amei todo o arco de história e fiquei especialmente maravilhado com o final de Ben. Foi melhor e mais satisfatório do que qualquer outra coisa que eu pudesse ter imaginado.

Você já ficou fascinado com um livro, uma série ou um filme da forma como os fãs de Lost ficaram com a série?

Sim, todos os itens acima. Fui obcecado por uma minissérie criada pelos livros de John LeCarre, Tinker Tailor e Smiley's People. Também, a série fantástica de JRR Martin e a série The Wire.

Dramas normalmente se fecham, a vida real às vezes não. Existem momentos de fechamento em Lost que dialogam profundamente com você?

Na verdade me interesso mais pelos momentos de Ben que não se fecham, como por exemplo o final dele.

Vai haver um leilão de Lost neste próximo fim de semana. Há algo da série que você gostaria de ter levado como recordação?

Gostaria de saber onde ficou a boneca de madeira que Annie deu ao jovem Ben.

Quais são algumas de suas cenas favoritas na temporada final?

Gostei especialmente das cenas em que eu era o "professor Ben", porque eu tinha uma chance de interpretar o personagem de uma maneira completamente diferente.

Benjamin Linus foi um personagem incrível. Ele começou como um vilão óbvio e se tornou um personagem em que a linha do bem e mal se tornou turva. Você o vê mais inclinado para algum lado?

Acho que o que era perfeito na história de Ben é que nunca estamos completamente certos onde ele fica na escala entre o Bem e o Mal. É um tributo ao talento dos roteiristas que o público nunca conseguia de fato completamente estar certos sobre a índole de Ben, até mesmo no momento final.

No que você estava pensando quando se uniu à série na segunda temporada? Você achava que aquilo ia se tornar o hit que foi?

Pensei nisso como mais um trabalho, uma das muitas participações especiais que já fiz em séries ao longo dos anos. Fico feliz em não ter ideia do que iria acontecer, até porque senão isso teria me deixado nervoso.

Se você pudesse interpretar qualquer outro papel em Lost, grande ou pequeno, qual seria e por que?

Não poderia ter interpretado nenhum outro, mas sempre fui fascinado pelo personagem de Mr. Eko. Havia uma gravidade e mistério nele que capturava minha imaginação.

Qual foi seu elemento fantástico favorito na série?

Não penso na série como tendo elementos fantásticos, no entanto, gostava da magia da série (o Monstro de Fumaça, fantasmas, eventos sobrenaturais) que pareciam ser baseados na realidade.

Na sua opinião, Ben vai algum dia se juntar aos demais personagens na vida após a morte?

Acho que Ben, assim como todos os humanos, é elegível para a vida eterna. Mas talvez ele leve mais tempo para chegar lá.

No bônus do DVD, Letting Go, as locações tiveram um impacto no elenco. O que você levou do Havaí como ator e como pessoa?

Bem, não há nada como trabalhar numa locação que tão perfeitamente espelha o cenário da história. Você não precisa se imaginar numa floresta tropical - você está realmente lá. Nunca esquecerei trabalhar nas selvas da montanha.

Você interpretou um vilão. Você favorece trabalhos em que você possa interpretar pessoas más? As pessoas na rua algum dia te ameaçaram como se eles te confundissem com o personagem?

I favoreço trabalhos que são bem escritos - de uma maneira geral, acho vilões mais interessantes. Fãs nas ruas adoram sentir "medo", mas sei que isso é ficção.

Sem sombra de dúvida, Ben foi um dos mais complexos personagens da série. Qual foi o elemento ou momentos mais difíceis de interpretar Ben em toda a série?

Ben era muito bom em ser frio e desapaixonado. O que era mais difícil eram as cenas que continham muita emoção. Nesse aspecto, a morte de Alex foi um desafio.

Que temporada foi a mais difícil para você como ator?

A segunda temporada - Era novo na série e a maior parte das minhas cenas eram bem violentas. À medida que os anos foram passando, comecei a ver mais humor em Ben e comecei a gostar mais de interpretá-lo.

Qual foi o encontro com fã mais divertido?

Nunca esquecerei um casal de turistas japoneses em Honolulu que se apresentaram o bebê deles a mim e falaram que batizaram a criaça de Ben, por causa do meu personagem. Credo!

Quais são seus próximos projetos?

Não tenho nada programado. Estou desacelerando por enquanto procurando algum trabalho no teatro.

Agora você é mais conhecido. Isso muda algo na hora de procurar novos papéis? E você teme que seus próximos trabalhos sejam comparados a Benjamin Linus?

Uma das minhas responsabilidades é ter certeza de que não ficarei encurralado nesse papel para sempre. Estou procurando por uma mudança concreta de ritmo.

Você ficou contente de poder responder às perguntas de fãs com The New Man In Charge?

Sim, acho que aquele capítulo foi uma adição interessante à narrativa de Lost - bom ter algumas questões particulares e práticas respondidas, já que o episódio final tinha um tom mais espiritual.

Você em algum momento tentou fazer com o personagem de Ben se relacionasse amorosamente com alguém na série?

Não faria sentido algum - ninguém ia levar isso a sério. Minha esposa diz: "não me venha com essa expressão de Ben pro meu lado".

Você ainda mantém contato com o resto do elenco?

Estou sempre em contato com Terry (O'Quinn) e Jorge (Garcia) está na nossa casa em Los Angeles enquanto conversamos agora. Estou ansiosos para ver mais pessoas da "família Lost" no Emmy.

Alguma série em particular que você gostaria de fazer uma participação especial agora? True Blood? Você gostaria de trabalhar com sua esposa na série?

Logo vai se aproximar o momento em que precisarei trabalhar, goste ou não disso. Rá. Seria um prazer ter algum papel em True Blood, não importa o quão pequeno. Sou um admirado de Alan Ball e eu poderia dividir um closet com minha esposa.

Houve algo que você gostaria que Ben pudesse ter feito antes da série acabar?

Fiquei completamente satisfeito com a aventura de Ben. Claro, há sempre novos caminhos a serem percorridos e isso pode ser sedutor. Teria sido interessante explorar o relacionamento entre Ben e Annie.

Se você conseguir outro papel cuja história se passa no Havaí, como você acha que isso vai te afetar?

Terá um efeito enorme, até porque minha mulher iria me matar se isso acontecesse!

Lost é algo que você assistiria agora? Você se importa em se ver?

Pretendo assistir a toda a série muito em breve. No começo, me sentia desconfortável ao me assistir, mas agora que estou mais tranquilo em relação a isso. Penso no Ben como um personagem desconectado da minha pessoa.

Você ouviu falar algo sobre algum projeto de adaptação da série para o cinema?

Isso é provavelmente impossível.

O quão emocional foi o processo de gravar o especial Letting Go?

Ainda não caiu a ficha - Não sinto com se a série tivesse acabado!

Você tem um episódio favorito?

Tenho um número de episódios favoritos em diferentes categorias, mas um episódio que captura muito do que foi filmar Lost no Havaí é aquele em que Ben e Sawyer ficam no penhasco olhando pra ilha à distância e trocam citações de (John) Steinbeck.

Temos a impressão de que o elenco e equipe da série guardam boas lembranças das gravações, qual foi o grande desafio pra você na série?

Solidão.

O que você acharia de se criar uma série de gnomos colecionáveis do Jardim de Lost?

Gostaria que eles brilhassem no escuro.

O que você lembra mais de toda a experiência Lost?

Paisagem, camaradagem, arco-íris e levar algumas porradas.

Michael, você tem algo a acrescentar?

Ainda estou tentando absorver toda essa aventura da qual participei. Não acho que isso vá acontecer de novo na minha vida. A maneira quase acidental como entrei nessa história e o modo inacreditável como essa série atingiu as pessoas são coisas que irão me lembrar de que você nunca sabe para onde um trabalho irá te levar. Desfrutarei dessa experiência até quando eu passar para o outro lado da vida...

Benjamin Linus, personagem do ator Michael Emerson
Benjamin Linus, personagem do ator Michael Emerson
Foto: ABC / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra