Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conservadores vão virar onça: vem aí paixão gay em Pantanal

Confira o diálogo que surpreendeu o público na primeira versão da novela com declaração de amor entre peões

31 mai 2022 - 10h40
Compartilhar
Exibir comentários
Alcides não vai rejeitar Zaqueu nem corresponder à paixão
Alcides não vai rejeitar Zaqueu nem corresponder à paixão
Foto: Reprodução

Nas redes sociais, um elogio recorrente a Pantanal é que se trata de uma novela “sem lacração”. Traduzindo: sem pautas progressistas. Esse pensamento é, obviamente, da parcela conservadora de telespectadores.

Mas essa turma pode começar a preparar o vocabulário de xingamentos contra a Globo. O folhetim rural terá em breve uma lacração de milhões. O mordomo gay Zaqueu (Silvero Pereira) vai se tornar peão de luxo e viverá uma paixão por Alcides (Juliano Cazarré), o da ‘fivela de respeito’.

Na versão original de ‘Pantanal’, exibida na TV Manchete em 1990, a homossexualidade do personagem teve abordagem cômica. O peão afeminado era alvo de piadas preconceituosas feitas pelos machos pantaneiros.

Tudo indica que a adaptação de Bruno Luperi vai amenizar o tom jocoso, assim como no remake foi radicalmente diminuído o conflito que José Leôncio (Marcos Palmeira) teria com Jove (Jesuíta Barbosa) por desconfiar que o filho era gay.

Homossexual declarado, Silvero Pereira disse em entrevistas esperar que Zaqueu não seja visto apenas como um gay a serviço do humor na trama. Deseja que o personagem insira questões dos LGBTQIAP+, como o combate vigoroso ao preconceito.

Alvo do desejo de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), o brucutu Alcides terá uma reação compreensiva quando receber uma declaração de amor do ex-mordomo, que logo vai trocar o Rio de Janeiro pelo Pantanal.

A cena, exibida no capítulo 176 da primeira versão da novela, surpreendeu o público. Muita gente se comoveu. Ironicamente, em 2016, o autor Benedito Ruy Barbosa foi acusado de ser homofóbico ao fazer declarações polêmicas sobre gays nas tramas.

“Odeio história de bicha”, disse na festa de lançamento da novela ‘Velho Chico’. “Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem explicar, não sabem como colocar. Muita gente reclama disso para mim. O que não é justo é você transformar: só é normal o cara que é bicha, o que não é bicha não é normal. A mulher que é sapatona é perfeita, a que não é sapatona não é legal. É assim que estamos vivendo.”

Apesar da crítica contundente, Benedito afirmou na ocasião não ter preconceito. “Não sou contra (os homossexuais), não acho errado. O que acho é que quando eu tenho na mão 80 milhões assistindo à minha novela, tenho que ter responsabilidade com as pessoas.”

Confira o diálogo da cena original com Zaqueu e Alcides:

Zaqueu – Alcides, eu preciso lhe dizer uma coisa. 

Alcides – Pode dizer. 

Zaqueu – É que aconteceu uma coisa, mas antes de eu falar eu gostaria que você soubesse que eu não tive culpa, que eu não procurei que isso acontecesse, apenas aconteceu! 

Alcides – Fala logo diacho, ocê tá me deixando preocupado assim. 

Zaqueu – Tá bom, eu vou falar, é que eu tô apaixonado por você! 

Alcides – Olha Zaqueu, eu sempre te respeitei e sempre vou te respeitar, só que eu gosto de mulher! 

Zaqueu – Eu sei e eu não tô te cobrando nada, é que eu não podia esconder mais isso de você! 

Alcides – Tá certo, agora vamo durmi vamo!

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade