De novo, a internet transforma um jovem criminoso em galã e despreza a vítima
Luigi Mangione ganha posts empolgados a exemplo dos irmãos Menendez, de ‘Monstros’, e de Jeffrey Dhamer, de ‘Canibal Americano’
Um tiktoker reagiu com o seguinte comentário às fotos do fichamento policial de Luigi Mangione: “Os carcereiros estão com sorte”. Outro foi além: "Boa sorte na procura de 12 membros do júri que não queiram transar com ele".
Incontáveis outras postagens em redes sociais seguem esse tom de romantização e erotização do homem preso sob a acusação de matar a tiros o executivo de seguradora de saúde Brian Thompson.
O norte-americano de ascendência italiana é o que se chama de ‘padrão’: jovem, bonito, com corpo musculoso e sensualidade à flor da pele. O perfil mais valorizado em vários ambientes, como na maioria dos apps de paquera e sexo.
A suposta motivação de Luigi para cometer o crime – vingar os avós que teriam sido prejudicados por negativas de um plano de saúde – também é usada para dar a ele uma capa de herói do povo contra a elite e, assim, amenizar o julgamento moral da gravidade de seu ato.
A coluna ouviu de um amigo: “Ryan Murphy já está de olho nele, com certeza”. A citação refere-se ao bem-sucedido produtor de TV responsável por filmes e séries sobre crimes, como ‘Dhamer: Monster’ (‘Canibal Americano’), sobre o serial killer Jeffrey Dhamer. Está disponível na Netflix.
Aliás, esta produção gerou a fetichização do assassino a partir da beleza de seu intérprete, Evan Peters. Exatamente como aconteceu com os irmãos Lyle e Erick, interpretados por Nicholas Alexander Chaves e Cooper Koch na série ‘Monstros - Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais’, da mesma plataforma de streaming.
Em manifestações on-line, os ‘fãs’ seduzidos pela aparência de Luigi Mangione – que já teve fotos íntimas encontradas e expostas – querem uma série sobre o rapaz. É o novo ‘meu malvado preferido’ de gente que ignora a vítima do homicídio e só está interessada em ver mais fotos do garotão mostrando os bíceps e o abdômen trincado. Assistimos a um novo capítulo da banalização do mal.
Exemplo da tietagem a Luigi Mangione:
the first-ever fan cam of Luigi Mangione has dropped pic.twitter.com/Ox9JE71U80
— bella (@bellasphemy_) December 9, 2024