Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Declarações de autora são um balde de água fria na expectativa sobre ‘Vale Tudo’ 

Manuela Dias indica que suavizou a vilã Odete Roitman, um pecado inaceitável à obra original

14 out 2024 - 10h27
(atualizado às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Em entrevista a Pedro Martins na ‘Folha’, Manuela Dias contou um pouco do remake de ‘Vale Tudo’, no ar em março às 21h. Ela foi a escolhida da Globo para reescrever a novela clássica de 1988, famosa pelo mistério ‘Quem matou Odete Roitman?’ 

O que muitos temiam se confirmou: a adaptadora descaracterizou a personagem vivida por Beatriz Segall. Sua marca registrada era falar mal dos brasileiros e do país, verbalizando o que a elite branca pensava – e continua a pensar – a respeito da classe média, dos pobres, dos pretos etc. 

“Odete seguirá sendo uma vilã, mas sua vilania está muito ligada ao momento. ‘Vale Tudo’ foi a novela da volta da democracia, e naquele momento falar mal do Brasil, ou poder falar mal, era resistência, era revolucionário, era novo”, diz Manuela. 

“Hoje não é mais. A gente está saturado disso. O novo é encontrar maneiras de transformação. Odete não aponta caminhos, mas será diferente.” 

A autora avisa que o novo texto da vilã terá “críticas construtivas”. Parece que, infelizmente, o politicamente correto vai matar a obra original, despudorada e corajosa – e com humor deliciosamente depreciativo que fez Odete ser tão adorada quanto reprovada. 

As falas da personagem – criadas por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères – deixavam explícito o racismo, a aporofobia, o classicismo e o machismo. Problemas ainda atuais. Suas incorreções seriam um prato cheio para o debate social, especialmente nas redes sociais. 

Em um Brasil radicalizado e com crescimento da extrema direita, Odete Roitman serviria para explicitar na maior vitrine disponível, a televisão, o pensamento e o comportamento que precisam ser combatidos. Uma vilã pasteurizada não terá muita utilidade. Nem graça.

As falas politicamente incorretas de Odete Roitman (Beatriz Segall, na versão original) ainda são necessárias para despertar choque de realidade e debate social
As falas politicamente incorretas de Odete Roitman (Beatriz Segall, na versão original) ainda são necessárias para despertar choque de realidade e debate social
Foto: Reprodução
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade