Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dubladores compartilham detalhes da profissão em evento de criatividade

Conheça a história por trás de vozes marcantes do cinema e da televisão

6 nov 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários
Evento de criatividade acontece anualmente em São Paulo.
Evento de criatividade acontece anualmente em São Paulo.
Foto: Pixel Show / Divulgação / Estadão

Se você tem curiosidade em conhecer as grandes vozes por trás das dublagens brasileiras, anote na agenda: no próximo fim de semana, São Paulo recebe o maior festival de criatividade da América Latina, que contará com um painel sobre dublagem. O Pixel Show ocorre anualmente na capital paulista desde 2005 e, nos dias 10 e 11 de novembro, ocupará o Espaço Pro Magno com uma programação repleta de atividades e palestras aos profissionais da indústria da arte e cultura. Para a palestra 'Os Bastidores do Mundo de Dublagem', três dubladores renomados comandam um bate-papo sobre a profissão e dividem experiências na área.

Cecília Lemes é a dubladora responsável pela voz de Chiquinha, uma das personagens principais da clássica série mexicana Chaves. Para ela, foi sua interpretação mais emblemática. "Dublo desde 1969 e sempre acho que o trabalho atual é o que mais gosto, até vir o próximo… A Chiquinha do Chaves e os animes me tornaram mais conhecida e mais próxima dos fãs, e essa é a melhor parte do meu trabalho", explica. Aos 9 anos, quando trabalhava como atriz na TV Globo, Cecília dublou seu primeiro filme e tornou-se a primeira criança a dublar: "Naquele tempo, as personagens infantis e desenhos animados eram dublados por adultos", justifica. Naquele momento nascia uma paixão pela profissão que exerce há quase 50 anos.

Com Wellington Lima foi um pouco diferente: começou a dublar de fato aos 28 anos, mas o interesse surgiu 10 anos antes. Entre os diversos trabalhos em séries, filmes e desenhos animados, dois se destacam: os personagens Stewie, de A Família da Pesada, e Majin Boo, de Dragon Ball. No entanto, ele garante que há diferenças entre os tipos de dublagem: "As séries e novelas são trabalhos com continuidade, você tem mais tempo de conhecer o personagem. Um longa é chegar, fazer e acabou". A diversão fica por conta dos desenhos animados: "É uma farra, você pode brincar mais, fazer voz caricata".

Por fim, o terceiro participante sobre o tema é Wendel Bezerra, conhecido por dar voz ao personagem Bob Esponja e ao Buddy Valastro, confeiteiro do programa Cake Boss. Outros destaques que se tornaram favoritos do dublador foram os personagens Goku, da série Dragon Ball, e o Jackie Chan em sua série televisiva. Como contribuição à área, Wendel e seu irmão fundaram a Universidade de Dublagem, que oferece cursos profissionalizantes especializados em gerar novos talentos. "Como diretor de dublagem, eu tinha dificuldade em variar o elenco", revela. Como uma das exigências para ser dublador é ser ator, as aulas vão muito além da atuação em si. "Eu explicava um pouco sobre o mercado, como ele funciona, determinadas nuances da interpretação, e também passava o caminho para se fazer uma boa dublagem, tanto tecnicamente, quanto artisticamente", explica.

De acordo com os dubladores, para se tornar um bom profissional na área é preciso ser empenhado e persistente para conquistar o próprio espaço. "É como tocar violão: você vai conseguir formar vários violonistas, mas nem todos vão ser o Toquinho", compara Wendel, levantando a importância da aptidão nata para o sucesso. Entretanto, Cecília acredita que o mercado esteja passando por um momento de abertura, o que pode ser muito vantajoso para novos profissionais: "Além das outras mídias, as TVs importam muito conteúdo e a dublagem vem crescendo bastante", completa.

Serviço

14ª edição do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show

10 e 11 de novembro, das 8h às 22h

Espaço Pro Magno

Av. Professora Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo / SP

* Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade