E, de repente, a obcecada Clara virou uma mocinha romântica
Quem só pensava em ‘vingança, vingança, vingança!’ agora pisca para o amor e o sexo
Cortejada pelo ex-marido problemático Gael (Sergio Guizé), o advogado bom moço Patrick (Thiago Fragoso) e o médico vilão Renato (Rafael Cardoso), Clara (Bianca Bin) não se mostrava interessada em sexo tampouco casamento.
A heroína contemporânea de ‘O Outro Lado do Paraíso’ se difere da mocinha clássica de novela. Não é movida por amor e romantismo, e sim pela obsessão por justiça – ou melhor, vingança redentora.
A jovem milionária em nada lembra protagonistas frágeis e sentimentalistas como a Paloma (Paolla Oliveira) de ‘Amor à Vida’ (2013-2014), primeiro folhetim das 21h do autor Walcyr Carrasco.
Aquela Clara sensível e apaixonada dos primeiros capítulos foi ocupada, após a virada da personagem, por uma mulher despida de sexualidade e interesse amoroso.
Ela assemelhou-se a Nina, a mocinha justiceira interpretada por Débora Falabella em ‘Avenida Brasil’: forte, destemida e, acima de tudo, com total independência dos homens.
O telespectador não sentiu falta de uma história de amor convencional. A ausência de cenas românticas e da pouca movimentação entre os lençóis não prejudicou a audiência.
Curioso ver uma protagonista de novela sem dependência emocional por um homem e rompida com o ideal frouxo de casamento perfeito – ainda que o final feliz nos braços de um galã seja inevitável.
Assim como passa como um rolo compressor sobre os conceitos de ética e justiça, Clara também subverte a imagem de heroína que precisa de uma figura masculina para se sentir completa.
Para ela, é mais importante reconquistar a guarda do filho e punir seus algozes do que vivenciar o papel de esposa.
Mas eis que houve uma mudança súbita nos últimos dias: Clara assumiu estar apaixonada por Patrick. O difícil é acreditar numa ebulição de oxitocina entre os dois personagens. Falta química.
E Gael, ‘curado’ da maldade graças à reza da clariouvinte Mercedes (Fernanda Montenegro), passou a suscitar a atenção da ex-mulher que fora espancada várias vezes por ele.
Agora temos Dona Clara e seus dois possíveis maridos.
Na reta final, ‘O Outro Lado do Paraíso’ não fugirá à regra: vai oferecer romantismo hiperglicosado para o telespectador que ainda acredita em amor perfeito.
Como a vida quase sempre imita a arte, Bianca Bin e Sergio Guizé se apaixonaram de verdade. Aliás, um romance mais interessante de se acompanhar do que os da novela.