Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Era para ser uma reportagem positiva", diz repórter do meme 'Que Xou da Xuxa é esse'

O jornalista Paulo Roberto Amaral relembra história por trás do meme

25 set 2024 - 17h46
(atualizado às 19h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba quem é o profissional responsável pelo meme que viralizou após a estréia da série ‘Pra Sempre Paquitas’
Saiba quem é o profissional responsável pelo meme que viralizou após a estréia da série ‘Pra Sempre Paquitas’
Foto: Reprodução/Youtube

O jornalista e empresário Paulo Roberto Amaral relembrou como nasceu a reportagem que originou o meme "Que Xou da Xuxa é esse?", cena que faz parte de um episódio da série documental 'Pra Sempre Paquitas', do Globoplay. De acordo com ele, a proposta era fazer uma matéria positiva, mas, quando viu a garotinha furiosa, decidiu abordá-la. 

"A gente saiu da emissora e praticamente atravessou a rua. Naquela época romântica da TV, tudo acontecia naquele entorno do Jardim Botânico, não tinha Projac. Os artistas se misturavam com jornalistas e a reportagem era para ser positiva, mostrar os convidados, as celebridades, o show, a festa", inicia Paulo Roberto, durante participação no programa Sala de TV, do Terra. "Só que a gente se deparou com aquela multidão de crianças e aquela confusão e a gente não teve dúvida, a gente fez a reportagem". 

Ele tinha acabado de entrar na emissora e aquela foi a primeira reportagem que fez para o Jornal Hoje.

"A versão desse caso é muito melhor do que a realidade, porque muita gente diz: 'Ah, ele driblou o repórter', 'Ela deu um beijo'. Não, a gente sabe o quanto é difícil entrevistar criança, tirar um monossílabo dela é uma dificuldade e a menina já estava enfurecida na fila", conta. 

"Meu cinegrafista, Flávio Capitoni, viu e me deu um toque e a gente se encaminhou em direção a ela. Só que com a câmera ligada, começou um monte de gente a entrar na frente e eu tive que impor ali, organizar, até chegar na menina. Ela desabafou e logo depois, já mais calma por ter falado, desabafado, ela deu beijinho pra câmera", detalha, com bom humor.

"O editor teve a sensibilidade de deixar no ar e agora o editor da série, a sensibilidade de reproduzir, de perceber que aquela ali tinha uma vocação, vamos dizer assim". 

Paulo Roberto Amaral no Sala de TV
Paulo Roberto Amaral no Sala de TV
Foto: Reprodução/Terra

Após a repercussão da reportagem, Paulo Roberto diz que está achando tudo "impressionante". Ele comparou o alcance do meme à repercussão da reportagem na época.

"Impressionante você verificar isso hoje. A reportagem foi exibida no Jornal Hoje, um jornal de rede, de alcance nacional, uma audiência enorme, mas ele passou ali, naquele momento, e não teve uma maior repercussão. Agora, 36 anos depois, a reportagem tá ai na casa de todo mundo, na mão de todo mundo", diz. 

"Eu cobri tragédia, grandes eventos, praticamente participei de todos os momentos da história recente do País desses últimos 30, 40 anos. Eu testemunhei essa história e você de repente virar meme com a matéria mais improvável é bem curioso", brinca. 

Carreira extensa no jornalismo

Com mais de 30 anos de carreira, Paulo Roberto já trabalhou como repórter, apresentador e editor-executivo na Globo. Atualmente, é sócio de uma empresa de comunicação e marketing e dirige projetos de produção de vídeos e podcasts. 

O Sala de TV vai ao ar às quartas-feiras, às 15h, ao vivo na home do Terra, no Youtube e nas redes sociais do Terra.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade