Especial 'Orange is The New Black': Resumo da 2ª temporada
Transferência para Chicago, um fim de noivado e a terrível Vee
Depois de espancar brutalmente Pennastucky no fim da primeira temporada, Piper é transferida para uma prisão em Chicago. Ela pensa ter matado a companheira de prisão, mas na verdade foi levada para testemunhar no julgamento de Kobra, ex-chefe de Alex. Alex a convence a mentir no julgamento, mas fala a verdade em sua vez, o que deixa o relacionamento entre as duas ainda mais conturbado.
Em Litchfield, uma nova personagem surge. Vee, uma espécie de figura materna de Taystee, foi presa e passa a disputar forças com Red. As duas se conheciam de outras épocas na prisão. Vee manipula a psicologicamente frágil Suzanne, que se torna fixada por ela, e cria uma nova gangue.
Negras e latinas entram em guerra pelo único banheiro que funciona bem na prisão. Para ajudar a família, Red começa a traficar itens para dentro da prisão, com ajuda de seu filho Vasily. A tensão se adensa em Litchfield quando Caputo, diretor da prisão, impõe uma quota mínima de advertências para os guardas, que passam a castigar as detentas sem critério algum.
No episódio 6, conhecemos a história de Poussey, uma das personagens mais amadas da série. Filha de um militar transferido para a Alemanha, ela se apaixona por uma garota local. As duas são flagradas pelo pai da garota, que usa seu poder para mandar a família de Poussey de volta para os Estados Unidos. Poussey quase o mata, mas seu próprio pai intervém.
Larry trai Piper com sua melhor amiga, Polly, e o relacionamento dos dois chega ao fim. Red, agora apoiada pelo grupo de idosas da prisão, faz um plano para matar Vee, antes que seja morta por ela. Ele não funciona, e após um falso momento de paz, é espancada pela gangue da inimiga.
No meio tempo, Piper descobre esquemas de corrupção de Natalie Figueroa, mulher mais poderosa da administração de Litchfield. Ela perde seu posto, que é assumido por Caputo.
O guarda Benett finalmente admite ser pai do filho de Daya. Caputo esconde a confissão para impedir um escândalo em sua administração. Após ser desmascarada, Vee consegue escapar da prisão. É atropelada e morta por Rosa, presidiária com câncer terminal que rouba a van da prisão para morrer em liberdade.