Evento discute o sucesso planetário das séries dinamarquesas
Produções como ‘The Killing’ ajudaram a consagrar o gênero ‘noir nórdico’
A maioria dos apaixonados por séries conhece o estilo dinamarquês de produzir teledramaturgia. Produções daquele país europeu fazem sucesso em várias partes do planeta.
A mais famosa, ‘Fordrydelsen’, gerou a bem-sucedida ‘The Killing’, estrelada por Mireille Enos e Joel Kinnaman nos Estados Unidos e disponível na Netflix.
‘Borgen’, ‘The Bridge’ e ‘The Legacy’ também são produções feitas na Dinamarca com êxito no exterior.
A Unibes Cultural, de São Paulo, promove a palestra ‘Séries de TV Dinamarquesas’. O evento faz parte de uma pesquisa internacional financiada pelo governo dinamarquês para investigar o sucesso das séries locais em outros países. O projeto conta com colaboradores na Austrália, Alemanha, Turquia, Japão e Brasil.
Ushma Chauhan Jacobsen, professora e pesquisadora da Universidade de Aarhus, vai mostrar aos participantes da palestra o resultado de estudos.
“Estou feliz em apresentar o desenvolvimento do estilo ‘noir nórdico’ de fazer séries. Espero que sirva de estímulo para novas ideias, opiniões e visões sobre o tema”, afirma a acadêmica.
A especialista conversou com o blog:
Como avalia o sucesso internacional das séries feitas na Dinamarca?
As séries foram bem-sucedidas em emissoras segmentadas. ‘The Killing’, exibida em 2011 no canal britânico BBC 4 e vencedora de prêmios internacionais, foi muito importante na divulgação dos dramas televisivos dinamarqueses. O sucesso está relacionado com a familiaridade com a literatura escandinava e outras imagens sócio-políticas, econômicas e culturais da Dinamarca, como design, arquitetura, modelo de bem-estar social, igualdade social, clima e paisagens tipicamente nórdicos. Além disso, o marketing eficiente feito no mercado internacional de TV e as críticas positivas em jornais e sites de países como Inglaterra, Alemanha e Áustria ajudaram essas séries.
O que o drama feito na TV dinamarquesa tem de especial?
Essas séries têm personagens com várias camadas emocionais, são complexos, com narrativas surpreendentes e imprevisíveis, e fazem uma crítica da sociedade moderna. Mas os profissionais da indústria audiovisual dinamarquesa ficaram mais conscientes destas características somente a partir da repercussão das séries no exterior. Essa visão externa influenciou a maneira como olhamos para nós mesmos. Na Dinamarca, algumas dessas características de personalidade são bastante ‘normais’, não são ‘especiais’ para o público doméstico.
Muita séries dinamarquesas ganharam versões no exterior. Essas adaptações mantêm a qualidade das produções originais?
Admito não estar familiarizada com os remakes. Muitas vezes, as pessoas assistem às versões e ficam curiosas para ver a série original. Uma pessoa com quem conversei no Japão disse que a autenticidade é uma característica das séries dinamarquesas que nunca poderá ser reproduzida em outro contexto cultural. Naturalmente, os remakes sempre terão elementos diferentes.
O Brasil é um conhecido exportador de novelas. Conhece nossas produções de teledramaturgia?
Infelizmente nunca assisti a uma telenovela brasileira. Mas li artigos acadêmicos sobre a relação das novelas com a sociedade brasileira e como fazem parte do hábito dos telespectadores brasileiros. Ouvi coisas boas a respeito da maneira como algumas delas tratam de assuntos de interesse público e abordam temas sociais. Mas também soube de críticas pela forma como as telenovelas reforçam as desigualdades sociais. Quero ler mais e entender melhor o fenômeno das telenovelas.
Palestra ‘Séries de TV Dinamarquesas’, com Ushma Chauhan Jacobsen
Hoje, 17/3, das 17h às 20h, na Unibes Cultural (Biblioteca). Duração: 120 min.
Capacidade: 40 pessoas. Classificação indicativa: Livre
Inscrição gratuita: https://www.sympla.com.br/palestra-series-de-tv-dinamarquesas__123784