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Ex-anunciante explica por que empresas investem milhões nos intervalos da Globo

Ricardo Nunes analisa o impacto que a TV ainda exerce nas escolhas de consumo de parte relevante da população

1 mar 2024 - 12h11
(atualizado às 14h14)
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Um anúncio de 30 segundos no intervalo do ‘Jornal Nacional’ ou da novela das 21h não sai por menos de R$ 1 milhão. Multiplique por dezenas de exibições em uma campanha longa para promover um produto ou serviço. O alto investimento explica as receitas anuais do grupo de comunicação da família Marinho. Em 2022, foram R$ 15,1 bilhões, a maior parte justamente da comercialização de espaço comercial na TV. 

Com acelerado crescimento de influência, a internet atrai cada vez mais investimentos das grandes agências de publicidade e seus clientes. Recebeu 38% das verbas nos primeiros três trimestres de 2023, contra 40,6% da televisão. Estima-se que o digital vai ultrapassar a TV em dois ou três anos. 

Para o empresário Ricardo Nunes, fundador do Grupo R1 e do Método RGV de marketing e vendas, anunciar na televisão ainda garante o maior e mais rápido resultado. Ele fala com a experiência de quem comandou a rede de lojas Ricardo Eletro e direcionou milhões para anúncios nos intervalos da programação. 

Por que o comercial do intervalo continua a funcionar tanto? 

Sempre digo que as redes sociais são mais um canal de comunicação. Se você quer conversar com a massa, não adianta, TV ainda é TV. Fazer propaganda em um programa de televisão como o Domingão com Huck, do Luciano Huck, é tiro de canhão. Eu anunciava bastante no Domingão do Faustão e nas transmissões de futebol. O resultado era absurdo, e continua sendo. 

A audiência média dos programas de TV caiu. Essa perda de público não afetou o retorno aos anunciantes? 

Trabalho com vários grandes empresários. Quando a gente coloca um anúncio na televisão, explode a venda. A rede social também é importante, porque hoje está na mão do consumidor, literalmente, por meio do celular. E você consegue atingir os jovens. Muitos deles nem sequer assistem à televisão. Então, indico estar em todos os canais. Se o seu segmento é moda, por exemplo, precisa criar uma cadeia de influenciadoras. 

Ainda se justifica pagar tão caro para anunciar na Globo? 

A internet está cada vez mais importante para quem quer vender, mas ninguém pode dizer que a TV não funciona mais. A Globo, indiscutivelmente, continua a ser o maior canal de venda que existe. Pode chiar, não gostar do canal, mas colocou Globo, explode de vender. 

O mercado aguarda com ansiedade a divulgação do balanço comercial de 2023 do Grupo Globo. Há expectativa de ter fechado no azul após três anos complicados em que sacrificou o lucro para manter os investimentos, especialmente no Globoplay. Mesmo com faturamento crescente, todas as emissoras de TV enfrentam dificuldade para lucrar devido aos custos de operações.

"Pode chiar, não gostar do canal, mas colocou Globo, explode de vender", afirma Ricardo Nunes, ex-diretor da rede Ricardo Eletro
"Pode chiar, não gostar do canal, mas colocou Globo, explode de vender", afirma Ricardo Nunes, ex-diretor da rede Ricardo Eletro
Foto: Lucas Guilhen/Divulgação
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