Filme dramatiza bastidores de entrevista chocante com príncipe acusado de abuso
Produção da Netflix sobre Andrew será lançada em momento delicado para o clã Windsor devido ao adoecimento do irmão dele, o rei Charles III
Em fevereiro de 2022, o príncipe Andrew fez um acordo com Virginia Giuffre, a norte-americana que o acusou de violência sexual quando ela era menor de idade.
Segundo a imprensa britânica, o nobre pagou 12 milhões de libras – equivalentes a R$ 85 milhões na conversão da época – para se livrar do processo que poderia levá-lo à prisão.
Parte do dinheiro saiu do bolso da rainha Elizabeth II, horrorizada por ver o terceiro filho – o preferido dela, de acordo com alguns biógrafos – envolvido em tráfico de mulheres para exploração sexual.
O vexame imposto à família real fez Andrew perder seus títulos militares e se tornar uma figura tóxica evitada pelos próprios parentes. Apesar de jurar inocência, nunca convenceu ninguém.
O filme ‘A Grande Entrevista’, com lançamento agendado para 5 de abril na Netflix, mostra os bastidores de uma entrevista do príncipe ao programa ‘Newsnight’ do respeitado canal BBC. Foi uma última tentativa de conseguir o apoio dos súditos. Deu muito errado.
Exibida em 16 de novembro de 2019, a atração jornalística piorou a avaliação da imagem dele. O público enxergou completa insensibilidade com as vítimas de abuso sexual e a arrogância de quem acredita ter o direito de se sair sempre impune. As desculpas foram constrangedoras de tão ruins.
Na produção que retrata aquele episódio na TV, a jornalista Emily Maitlis é interpretada por Gillian Anderson, premiada pela atuação como a primeira-ministra Margaret Thatcher em ‘The Crown’. Norte-americana de Chicago, ela está radicada há muitos anos em Londres.
Para viver Andrew, o ator inglês Rufus Sewell, o embaixador Hal Wyler da série ‘A Diplomata, passou por impressionante caracterização. Ficou realmente parecido com o personagem real ainda que não tenham semelhanças.
Longe dos palácios, o príncipe vive com a ex-mulher, Sarah Ferguson, em uma casa nos arredores do Castelo de Windsor. A duquesa enfrenta o segundo câncer em menos de 1 ano. Os dois pretendem se casar novamente.
Roteirizado a partir do relato do produtor da BBC Sam McAlister, ‘A Grande Entrevista’ começa a ser divulgado com as atenções voltadas ao rei Charles II, também em tratamento contra um câncer. A falta de informações sobre a doença gera especulações a respeito do futuro do trono britânico.
Quase 1 ano e meio após a morte de Elizabeth II, a família real mais famosa do planeta continua a alimentar a imprensa com seus dramas e confusões. Renderia muitas outras temporadas de ‘The Crown’. Aliás, o diretor de ‘A Grande Entrevista’, Philip Martin, esteve no comando de 7 episódios da série encerrada no fim de 2023.