O último capítulo da reprise deFina Estampa será exibido nesta sexta-feira, 18, com o final de personagens como Teresa Cristina (Christiane Torloni) e Griselda (Lília Cabral), além do desfecho do mistério sobre quem é o amante de Crô (Marcelo Serrado) com tatuagem de escorpião no pé.
Definida pela Globo como uma "edição especial" por conta da adaptação de algumas cenas para ocupar o horário de novela das 9 deixado por Amor de Mãe, o episódio final de Fina Estampa deve ser muito semelhante ao exibido originalmente em 23 de março de 2012.
Relembre a seguir o resumo com os principais momentos do que aconteceu no último capítulo de Fina Estampa.
Quem é o amante de Crô em Fina Estampa?
Apesar de todo o mistério, Aguinaldo Silva não revelou o mistério sobre quem era o dono do pé com tatuagem de escorpião que se envolvia com Crô. O personagem, porém, interage uma última vez com a pessoa.
"Todos querem saber de quem é esse pezinho. Mas eu não vou dizer. Lembra da caixa de Perpétua, da novela Tieta? Todos queriam saber o que tinha dentro dela. Mas no final, ninguém descobriu. Assim como ninguém vai descobrir de quem é esse pezinho", diz.
Em outubro de 2012, meses após o último capítulo de Fina Estampa, Aguinaldo Silva falou sobre quem seria o escolhido para o papel, e explicou o motivo que o fez mudar de ideia. A declaração foi dada durante o Encontro com Fátima Bernardes.
As polêmicas de 'O Sétimo Guardião' - O último capítulo da novela 'O Sétimo Guardião' vai ao ar nesta sexta-feira, 17 de maio de 2019. A produção esteve envolvida por diversas polêmicas em seus bastidores, desde uma disputa pelos direitos de coautoria entre Aguinaldo Silva e ex-alunos de um curso, até chegar a boatos envolvendo seus protagonistas, como os atores José Loreto, que viveu o personagem Júnior, e Marina Ruy Barbosa, que deu vida à Luz. Relembre a seguir as principais polêmicas envolvendo 'O Sétimo Guardião'.
Morte de figurante em 'O Sétimo Guardião' - No dia 27 de fevereiro, Joseph Lima dos Santos, que trabalhava como figurante em 'O Sétimo Guardião', morreu durante as gravações da novela da Globo. Ele recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado a um hospital, mas não resistiu. A emissora emitiu uma nota "lamentando profundamente" o fato à época. Leia mais aqui.
Foto: Instagram / @joseph.zimmermann / Estadão
Disputa pela autoria de 'O Sétimo Guardião' entre Aguinaldo Silva e seus ex-alunos - A autoria da sinopse de 'O Sétimo Guardião' gerou bastante polêmica e até questões na Justiça entre o autor Aguinaldo Silva e alunos do curso Master Class ministrado por ele em 2015, que reivindicavam coautoria da obra. Por conta disso, os nomes de 26 alunos são exibidos durante os créditos finais de cada episódio de 'O Sétimo Guardião' na Globo. Leia mais sobre o caso aqui.
Foto: Reprodução de 'O Sétimo Guardião' (2019) / Globo / Estadão
Repúdio do Conselho Federal de Fonoaudiologia - Uma cena de 'O Sétimo Guardião' exibida em 24 de novembro de 2018 trouxe a personagem Stefânia (Carol Duarte), que possui gagueira, sofrendo um estrangulamento por parte de Sampaio (Marcelo Novaes). Após o episódio, ela conversa normalmente com outros personagens, e Ondina (Ana Beatriz Nogueira) afirma: "Ficou tão apavorada que ficou boa da gagueira. Reza para essa gagueira não voltar". O fato gerou notas de repúdio do Conselho Federal de Fonoaudiologia e do Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo, que afirmaram que a novela tratou a gagueira de forma "perversa" e com "irresponsabilidade". "A cena veiculada é bastante equivocada e desrespeita, de maneira irresponsável, os sujeitos que apresentam gagueira". Clique aqui para ler a íntegra das notas e do posicionamento da Globo, que ressalta que se trata de uma obra de "ficção sem compromisso com a realidade".
Foto: Reprodução de 'O Sétimo Guardião' (2018) / Globo / Estadão
A separação de José Loreto e Débora Nascimento - Em fevereiro de 2019, o ator José Loreto, que interpreta Eurico Júnior em 'O Sétimo Guardião', se separou da atriz Débora Nascimento. O drama pessoal acabou envolvendo também outros nomes do elenco da novela, como Marina Ruy Barbosa, a personagem Luz, que se viu em meio a boatos de uma suposta traição, negada por ambas as partes. José Loreto chegou a postar um desabafo direcionado a Débora posteriormente (leia a íntegra aqui): "hoje me arrependo profundamente. Não quero dar nomes, não posso fazê-lo. Apesar das evidências, eu te juro que nada aconteceu."
Foto: Cesar Alves / Globo / Divulgação / Estadão
Marina Ruy Barbosa nega ser 'pivô' de separação de José Loreto - A situação chegou ao ponto em que Marina Ruy Barbosa se viu na necessidade de fazer um esclarecimento público, negando ter traído seu marido com o colega de trabalho José Loreto: "Eu amo meu marido e sou muito feliz no casamento e nunca teria, nem nuca tive, nada além de uma parceria profissional e amizade no trabalho, consequência dessa novela. Completamente infundado tudo isso". Leia a íntegra do comunicado postado por Marina Ruy Barbosa aqui. Durante a polêmica, a atriz também recebeu uma declaração de amor de seu marido, Alexandre Negrão, nas redes sociais (clique aqui para conferir). Meses depois, em abril, Marina afirmou que se sentiu atingida durante o episódio: "claro que me abalou. Mas eu dei minha declaração imediatamente, deixando claro que não tinha nenhum envolvimento com ele".
Foto: Reprodução de 'O Sétimo Guardião' (2019) / Globo / Estadão
'Surubão de Noronha' e boatos entre o elenco - Na época da separação, surgiram diversos boatos que ganharam força nas redes sociais. Entre eles, alguns que acabaram virando alvo de brincadeiras por parte de artistas da própria Globo, como o "surubão de Noronha" e o "dark room". O ator Caio Blat, por exemplo, causou polêmica ao postar uma foto ao lado de Bruno Gagliasso e José Loreto com a seguinte legenda: "Surubinha no dark room". Gagliasso, por sua vez, postou uma imagem "marcando-se como seguro no Surubão de Noronha" no Instagram. Giovanna Ewbank, esposa de Gagliasso, chegou a deixar de seguir Marina Ruy Barbosa nas redes sociais, mas, meses depois, em maio, garantiu que havia se resolvido com a amiga: "Todos nós sabemos que, no fundo, relações não podem ser analisadas por uma foto, um follow ou um unfollow". Leia mais aqui.
Foto: Instagram / @caio_blat / Estadão
Afastamento de Bruno Gagliasso por conta de cirurgia - Em 26 de fevereiro, Bruno Gagliasso, que interpreta o personagem Gabriel, um dos protagonistas de 'O Sétimo Guardião', precisou ser internado por conta de uma cirurgia após uma crise renal. Na ocasião, o roteiro de gravações da novela precisou ser "adaptado", apesar de os trabalhos terem seguido "normalmente", de acordo com a emissora, no período da ausência de Bruno. Durante a internação, ele recebeu uma 'visita carnavalesca' de sua filha Titi e de sua esposa, Giovanna Ewbank. Na última quinzena de março, o ator precisou passar por uma nova cirurgia, já planejada, para finalização da retirada de cálculo renal (ureterolitotripsia).
Foto: Raquel Cunha / Globo / Divulgação / Estadão
Cena de sexo entre mulher trans e homem hétero - Na penúltima semana de 'O Sétimo Guardião', o casal Peçanha e Marcos Paulo, interpretado por Felipe Hintze e Nany People, respectivamente, encenou a 1ª cena de sexo entre uma mulher trans e um homem hétero em uma novela das 9 da Globo. "É uma função social. Representatividade importa muito. A gente alcança tantas pessoas com uma cena dessas, abordamos transfobia, gordofobia, a diferença de idade entre casais, tudo isso de uma forma leve e despretensiosa", afirmou Felipe Hintze ao E+. Leia mais aqui.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Nicolau, o personagem 'esquecido' pelo autor - Já na reta final de 'O Sétimo Guardião', Aguinaldo Silva revelou em suas redes sociais que "esqueceu" de escrever um fim para o personagem Nicolau, vivido por Marcelo Serrado (à esquerda, na foto) na novela. O autor teria acordado no meio da noite e se lembrado do fato, correndo para escrever um complemento para o personagem 'esquecido'. Leia mais aqui.
"No início, seria o dono da rede de vôlei (Carlos Machado), mas ele se tornou um vilão e não ficaria bem o Crô ser amante de um vilão. O público queria que fosse o Baltazar, mas ele era casado com a personagem da Dira Paes", afirmou.
Na sequência, prosseguiu: "Eu achava que seria uma coisa meio absurda existir aquela paixão entre marido e mulher e, ao mesmo tempo, ele ter um caso com o Crô. Não faz o menor sentido. Como eu não podia revelar o homem da rede de vôlei por causa da maldade, eu achei melhor não dizer quem era o amante do Crô".
Aguinaldo Silva também lamentou as críticas: "Essa minha escolha teve uma repercussão péssima, o público não gostou. Fiquei dias sem sair de casa porque as pessoas me cobravam nas ruas".
O que acontece no último capítulo de Fina Estampa
Teresa Cristina pede que Griselda implore por sua vida. Os filhos da mecânica descobrem que a mãe foi sequestrada e Patrícia (Adriana Birolli) fica sabendo que sua mãe está envolvida.
A vilã arremessa um secador na banheira em que Ferdinand (Carlos Machado) está. Ele morre eletrocutado na água. Ela volta ao local em que está Griselda para dar início a um incêndio e empunhar uma arma contra a rival.
Neste momento, Antenor (Caio Castro) e Patrícia chegam ao local. Após certa confusão, Patrícia aponta a arma para a mãe, que ironiza: "quero ver se vai ter coragem de matar a mamãezinha! Acaba com isso de uma vez por todas!"
Patrícia não consegue atirar e Teresa Cristina foge em seu carro, mas Antenor consegue desamarrar Griselda e sair do local antes de uma explosão. No dia seguinte, policiais vão atrás do carro de Teresa Cristina, mas acabam capotando na perseguição.
A vilã consegue fugir e sai para viajar no barco de Pereirinha (José Mayer) enquanto uma grande tempestade se aproxima. A embarcação não aguenta, começa a afundar, com invasão de água.
Passam seis dias e as autoridades não conseguem encontrar a dupla, mesmo com as buscas. O testamento de Teresa Cristina é lido por um advogado. Ela deixa 50% de seus bens para ser divididos entre os filhos, Patrícia e Renê (David Lucas) e 50% de sua fortuna, além de sua casa, para seu fiel escudeiro Crô.
Griselda faz um emocionante discurso na formatura do filho, que conta com a presença de diversos personagens de Fina Estampa.
Um carro com vidros escuros para diante de Griselda. O vidro do banco traseiro se abre e surge Teresa Cristina, que tira seus óculos e gargalha. Espantada, a personagem de Lília Cabral saca uma chave inglesa de sua bolsa e chacoalha em direção ao carro, que se afasta.
Outros finais dos personagens de Fina Estampa
Nos núcleos secundários de Fina Estampa, Esther (Julia Lemmertz) consegue a guarda legal de Vitória no tribunal. Beatriz (Monique Alfradique) chora com a decisão.
Letícia (Tânia Khalil) e Juan (Carlos Casagrande) se casam e passam a noite de núpcias em um hotel, onde assistam à luta de Wallace Mu (Dudu Azevedo), que vence e ganha o cinturão de MMA. Ao agradecer o título, homenageia Dagmar (Cris Vianna), citando que ela "conquistou seu coração".