Globo amarga rejeição de 8 novelas das 21h em apenas 10 anos; veja números
Emissora é afetada por tramas impopulares, exigência crescente do público e ampla oferta de entretenimento da concorrência
A estreia de ‘Terra e Paixão’ marcou média de 24,8 pontos no Ibope. O segundo capítulo, 25,2. Apesar da distância da meta de 30 pontos para o horário das 21h, a perspectiva é positiva.
A novela de Walcyr Carrasco tem potencial para reverter a crise de audiência criada pela antecessora ‘Travessia’, de Gloria Perez. O autor já salvou a Globo anteriormente com ‘O Outro Lado do Paraíso’ e ‘A Dona do Pedaço’.
A retrospectiva da última década mostra a situação delicada da emissora em sua principal faixa de teledramaturgia. Das 17 novelas inéditas exibidas às 9 da noite desde 2013, metade registrou audiência baixo do esperado.
São elas: ‘Em Família’, ‘Babilônia’, ‘A Regra do Jogo’, ‘Velho Chico’, ‘A Lei do Amor’, ‘O Sétimo Guardião’, ‘Um Lugar ao Sol’ e ‘Travessia’.
Com problemas próprios, cada um desses folhetins gerou críticas ou a indiferença do público. O recorde negativo é de ‘Um Lugar ao Sol’, com média geral de 22 pontos. ‘Travessia’ aparece na sequência: 24 pontos.
Sem a maioria dos autores veteranos que atuavam na década passada (por conta de demissão, aposentadoria ou morte), a Globo vai promover a estreia de dramaturgos às 21h.
Além disso, deve investir em mais remakes. O sucesso de ‘Pantanal’ (30 pontos) abriu caminho para a produção de nova versão de ‘Renascer’. Outras novelas clássicas estão sob avaliação para ser regravadas.