Globo bombando: novelão aumentou a audiência em 32%
Sucesso de ‘A Força do Querer’ encerrou uma sequência de tramas problemáticas às 21h
‘Em Família’, exibida em 2014, foi considerada um fracasso por seus 30 pontos de audiência. Mal sabia a Globo que o pior estava por vir.
Com exceção de ‘Império’ (média de 33 pontos), a emissora enfrentaria problemas em quatro produções de sua principal faixa de teledramaturgia.
‘Babilônia’ (25 pontos), ‘A Regra do Jogo’ (28 pontos), ‘Velho Chico’ (29 pontos) e ‘A Lei do Amor’ (27 pontos) não empolgaram os telespectadores nem atingiram a meta nos números aferidos pela Kantar Ibope.
Quando o canal anunciou ‘A Força do Querer’, a expectativa foi contida. Gloria Perez vinha de uma novela pouco empolgante, ‘Salve Jorge’ (2012-2013).
Mas a autora não apenas recuperou a potência do horário, com 36 pontos de média, como apresentou seu melhor folhetim, superior até a ‘O Clone’ (2001).
A trama sobre ascensão social pelo crime, justiça, transexualidade e intolerância aumentou a audiência em 32% na comparação com a produção anterior.
Os nove pontos a mais conquistados por ‘A Força do Querer’ representam o retorno de quase 2 milhões de telespectadores na Grande São Paulo.
A crise de público que assustou a cúpula da Globo nos últimos dois anos é passado. O brasileiro voltou a se apaixonar pelo gênero telenovela.
E a emissora carioca, apesar de tão atacada ideologicamente e até ameaçada de boicote, está mais líder isolada do que nunca.