PUBLICIDADE

Globo contrai dívida de honra com autora que teve novela das 21h cancelada

Thelma Guedes foi chamada às pressas e ajudou o canal a superar duas crises em 'Terra e Paixão'

11 jan 2024 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

‘Terra e Paixão’ termina no próximo dia 19, com 221 capítulos, a mais longa novela das 21h da Globo desde ‘Senhora do Destino’, de 2004. 

Quando determinou a duração atípica, a emissora contava com o histórico positivo do autor Walcyr Carrasco no Ibope: ‘Verdades Secretas’, ‘A Dona do Pedaço’, ‘O Outro Lado do Paraíso’, ‘Êta Mundo Bom!’ e ‘Amor à Vida’. 

Aconteceu o que ninguém cogitou: ‘Terra e Paixão’ foi rejeitada por parte do público e da imprensa de TV. Mudanças precisaram ser feitas rapidamente para tentar subir a audiência. 

Sob pressão, Carrasco sofria com fortes dores provocadas por hérnia discal. A situação piorou em setembro, quando ele quebrou a perna em um acidente doméstico: caiu ao tentar levantar da cama. 

De cadeira de rodas, o dramaturgo precisou de tratamento intensivo que prejudicou sua rotina de trabalho. Por sorte, contou com o suporte da amiga Thelma Guedes.  

Em julho, ela havia atendido ao chamado para ajudá-lo na escrita de ‘Terra e Paixão’ a fim de antecipar tramas, redesenhar personagens e criar novas histórias. A parceria deu certo novamente – já haviam escrito juntos. 

Thelma contribuiu para fazer o folhetim rural ficar mais agradável de ser assistido e, na sequência, permitiu que Walcyr se dedicasse à recuperação da saúde sem prejudicar o andamento dos capítulos. 

A discreta autora garantiu a estabilidade do produto comercial mais importante da Globo. Nada causa mais preocupação à cúpula do que problemas na novela das 9, a ‘galinha dos ovos de ouro’ do departamento comercial. 

Curiosamente, Thelma Guedes teve cancelada, anos atrás, sua estreia como autora principal na faixa mais nobre. ‘O Homem Errado’ contava até com protagonista: Cauã Reymond. Uma revisão fez a Globo engavetar o projeto. 

Depois disso, ela e a recorrente parceira Duca Rachid fizeram ‘Orfãos da Terra’ às 18h, ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Telenovela. Recentemente, outras propostas de novelas não saíram do papel.

Hoje, Thelma Guedes pode ser considerada a salvadora da Pátria da Globo em 2023. Após várias novelas equivocadas às 21h na última década, o canal deveria oferecer a ela a oportunidade de escrever sozinha para o principal horário da programação. 

Seu currículo é um dos melhores da casa. Colaborou nos roteiros de ‘Chocolate com Pimenta’ e ‘Alma Gêmea’, e liderou a criação dos scripts de ‘O Profeta’, ‘Cama de Gato’, ‘Cordel Encantado’ e ‘Joia Rara’. O que mais a dona Globo quer?

Thelma Guedes foi colaboradora ou autora principal de vários sucessos da Globo
Thelma Guedes foi colaboradora ou autora principal de vários sucessos da Globo
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade