Globo criou cilada ao exibir ‘Travessia’ e ‘Todas as Flores’ ao mesmo tempo
Comparações entre as novelas geram uma concorrência inédita entre o canal e sua plataforma de streaming
‘Todas as Flores’ substituiria ‘Pantanal’. A decisão já havia sido anunciada.
De repente, a Globo decidiu transferir a novela de João Emanuel Carneiro para o Globoplay e colocar no lugar ‘Travessia’, de Gloria Perez.
Internamente, concluíram que o estilo popular da autora — em alta pelo sucesso de ‘A Força do Querer’, de 2017 — tinha mais chance de segurar a audiência do remake rural.
Ao mesmo tempo, geraram a impressão de que João Emanuel, autor dos fenômenos ‘Avenida Brasil’ e ‘A Favorita’, havia sido rebaixado para a plataforma de streaming.
O jogo virou.
Com duas semanas no ar, ‘Travessia’ está com audiência preocupante. Na comparação com os primeiros 12 capítulos de ‘Pantanal’, tem 4 pontos a menos de média no Ibope.
Em relação à última semana da trama dos Leôncios, o folhetim protagonizado por Brisa (Lucy Alves), perdeu 30% do público.
O enredo contemporâneo sobre fake news ainda não caiu no gosto das redes sociais. A repercussão tem sido tímida.
Enquanto isso, ‘Todas as Flores’, lançada 9 dias depois, surpreende com alta aprovação popular e críticas positivas na imprensa.
Na internet, um comentário recorrente aponta que a Globo errou ao fazer a troca com ‘Travessia’ e restringir a novela estrelada pela vilã Zoé (Regina Casé) ao streaming.
A emissora acabou produzindo uma concorrência direta entre as duas produções. Por enquanto, ‘Todas as Flores’ se sai melhor.
‘Travessia’ enfrenta desafio extra: além de correr atrás do desempenho de ‘Pantanal’ no Ibope, precisa reagir para não continuar ofuscada pela trama do Globoplay.
No final de 2021, houve também a exibição simultânea de duas novelas da teledramaturgia global. Na TV, ‘Um Lugar ao Sol’, de Lícia Manzo. No streaming, ‘Verdades Secretas 2’, da autoria de Walcyr Carrasco.
O cenário era diferente porque o primeiro folhetim estava no ar havia 7 meses e era um fracasso consolidado de audiência. A emissora nem poderia tentar salvá-lo porque estava totalmente gravado.
Enquanto isso, ‘VS 2’ se tornou um fenômeno instantâneo de visualizações e impulsou o aumento de assinantes do Globoplay. Êxito acima das expectativas que se repete com ‘Todas as Flores’.