Globo defende seu jornalismo na campanha ‘Como nascem as notícias?’
Emissora usa âncoras de telejornais para dizer que a informação é fundamental para garantir a democracia
Antecipando-se à previsível onda de ataques na corrida eleitoral, especialmente de alguns presidenciáveis, o Grupo Globo lança nova campanha para promover seu jornalismo.
Serão exibidos nos intervalos 8 diferentes filmes, de 30 segundos a 1 minuto de duração, mostrando alguns dos mais conhecidos jornalistas dos veículos da companhia.
O primeiro é protagonizado pela âncora do ‘Jornal da Globo’ Renata Lo Prete, o apresentador do ‘Jornal Hoje’ e do ‘Edição das 18h’, da GloboNews, César Tralli, e o âncora da rádio CBN Milton Jung.
“Como nascem as notícias?” é o título da campanha e a pergunta que os jornalistas do projeto respondem diante da câmera, enquanto interagem no ambiente de trabalho.
Nota-se no contexto uma crítica não explícita às fake news e ‘verdades alternativas’ criadas por Donald Trump e seus discípulos. Um slogan fecha todos os vídeos: “O caminho da democracia é a informação”.
São da Globo os 4 telejornais com melhor média de audiência do País: ‘Jornal Nacional’, ‘Jornal Hoje’, ‘Jornal da Globo’ e ‘Bom Dia Brasil’. Na TV paga, a GloboNews possui liderança folgada entre os canais de notícias.
Apesar desse poder de influência, o jornalismo com a marca ‘Globo’ sofre recorrentes críticas de quem enxerga falta de imparcialidade e explícito tendencionismo editorial.
Maior vitrine, o ‘JN’ desagrada tanto a direita liderada por Jair Bolsonaro quanto a esquerda representada por Lula. O âncora e editor-chefe William Bonner possui o status de maior inimigo de ambos na mídia.
Em tempos de supervalorização política de plataformas moderninhas como o TikTok, a boa e velha televisão (em setembro completará 72 anos no Brasil) reafirma sua importância para a definição do rumo do País.
De acordo com a Kantar Ibope, da média de 5h37min. que o brasileiro fica diante da TV diariamente, 25% do tempo são dedicados ao consumo de jornalismo.
Uma pesquisa patrocinada pela XP Investimentos revelou que 64% das pessoas acreditam nas notícias veiculadas na TV. Mesmo sob ataque de quem tenta desacreditá-lo, o telejornalismo resiste forte.
No embalo da campanha ‘Como nasce a notícia?’, a GloboNews começou a divulgar o início das entrevistas com candidatos à Presidência em seu programa ‘Central das Eleições’, a partir do dia 25.
Ainda não há informações a respeito da tradicional sabatina com presidenciáveis no ‘Jornal Nacional’. Essa é a oportunidade que Bolsonaro e Lula tanto aguardam para ficar frente a frente, ao vivo, com o desafeto Bonner.