Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo defende seu jornalismo na campanha ‘Como nascem as notícias?’

Emissora usa âncoras de telejornais para dizer que a informação é fundamental para garantir a democracia

14 jul 2022 - 15h15
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Lo Prete no ‘JG’: campanha valoriza o jornalismo em ano de eleições
Lo Prete no ‘JG’: campanha valoriza o jornalismo em ano de eleições
Foto: Reprodução

Antecipando-se à previsível onda de ataques na corrida eleitoral, especialmente de alguns presidenciáveis, o Grupo Globo lança nova campanha para promover seu jornalismo.

Serão exibidos nos intervalos 8 diferentes filmes, de 30 segundos a 1 minuto de duração, mostrando alguns dos mais conhecidos jornalistas dos veículos da companhia.

O primeiro é protagonizado pela âncora do ‘Jornal da Globo’ Renata Lo Prete, o apresentador do ‘Jornal Hoje’ e do ‘Edição das 18h’, da GloboNews, César Tralli, e o âncora da rádio CBN Milton Jung.

“Como nascem as notícias?” é o título da campanha e a pergunta que os jornalistas do projeto respondem diante da câmera, enquanto interagem no ambiente de trabalho.

Nota-se no contexto uma crítica não explícita às fake news e ‘verdades alternativas’ criadas por Donald Trump e seus discípulos. Um slogan fecha todos os vídeos: “O caminho da democracia é a informação”.

São da Globo os 4 telejornais com melhor média de audiência do País: ‘Jornal Nacional’, ‘Jornal Hoje’, ‘Jornal da Globo’ e ‘Bom Dia Brasil’. Na TV paga, a GloboNews possui liderança folgada entre os canais de notícias.

Apesar desse poder de influência, o jornalismo com a marca ‘Globo’ sofre recorrentes críticas de quem enxerga falta de imparcialidade e explícito tendencionismo editorial.

Maior vitrine, o ‘JN’ desagrada tanto a direita liderada por Jair Bolsonaro quanto a esquerda representada por Lula. O âncora e editor-chefe William Bonner possui o status de maior inimigo de ambos na mídia.

Em tempos de supervalorização política de plataformas moderninhas como o TikTok, a boa e velha televisão (em setembro completará 72 anos no Brasil) reafirma sua importância para a definição do rumo do País.

De acordo com a Kantar Ibope, da média de 5h37min. que o brasileiro fica diante da TV diariamente, 25% do tempo são dedicados ao consumo de jornalismo.

Uma pesquisa patrocinada pela XP Investimentos revelou que 64% das pessoas acreditam nas notícias veiculadas na TV. Mesmo sob ataque de quem tenta desacreditá-lo, o telejornalismo resiste forte.

No embalo da campanha ‘Como nasce a notícia?’, a GloboNews começou a divulgar o início das entrevistas com candidatos à Presidência em seu programa ‘Central das Eleições’, a partir do dia 25.

Ainda não há informações a respeito da tradicional sabatina com presidenciáveis no ‘Jornal Nacional’. Essa é a oportunidade que Bolsonaro e Lula tanto aguardam para ficar frente a frente, ao vivo, com o desafeto Bonner.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade