Globo e Galvão Bueno: relembre momentos de altos e baixos na relação entre os dois
Mágoa por restrições à sua transmissão no Youtube é o desentendimento mais recente envolvendo o narrador e a emissora
Toda relação está suscetível a altos e baixos. Uma que dura mais de 41 anos, então, com certeza já deve ter passado por uma infinidade de atritos.
Mas Galvão Bueno e a TV Globo não deixaram escapar muitos desentendimentos dos bastidores. O narrador é discreto, e quase não expõe os imbróglios com a emissora. Mas isso não quer dizer que eles sejam de todo "secretos".
Veja a seguir alguns momentos de conflito entre Galvão Bueno e a Globo.
Novo canal de Galvão
Com o final da Copa do Mundo de 2022 sem a presença da Seleção Brasileira, a principal notícia que repercutiu entre os fãs de futebol, naquele momento, era o fim da presença de Galvão Bueno na narração das transmissões da TV Globo. Não porque o narrador queria aposentadoria, mas por decidir abrir um canal próprio no Youtube.
Em entrevista ao Flow Podcast,Galvão revelou que a emissora não gostou muito da novidade e até barrou a participação de Arnaldo Cézar Coelho em uma das transmissões.
"Globo não gostou muito, mas o que eu posso fazer? E ainda tenho contrato com a Globo. Só fiquei chateado com a proibição de Arnaldo participar comigo. Arnaldo não tem mais contrato com a Globo desde 2018, mas ele tem uma televisão que é afiliada. No contrato lá atrás, não pode participar de nada sem aprovação e depois as coisas mudaram, mas o contrato dele tem 32 anos. Não sei o que houve. Ficaram chateados", disse.
Comprou briga por Pelé
Durante a Copa de 1994, um momento inusitado entre Galvão e a direção de futebol. Pelé estava participando como comentarista na transmissão dos jogos, mas foi criticado pela produção da Globo por "falar demais".
"Gosto muito de falar do Pelé, meu amigo, e muita gente vai falar daquela história. Ele estava do meu lado na transmissão, dando autógrafo como sempre. Não lembro se era intervalo ou final de jogo, mas eu estava falando no ponto com o diretor, e alguém teria reclamado que ele estaria falando muito. Aí eu respondi 'Gente, ele é o Pelé. Vocês não contrataram ele?'", relembrou durante depoimento em homenagem ao Rei do Futebol, morto em dezembro de 2022.
Tretas com a equipe
Ao longo dos anos, Galvão colecionou uma série de atritos dentro da Globo, mas nada que colocasse em xeque seu prestígio na emissora. Durante a Copa de 2018, funcionários da Globo teriam reclamado das grosserias do narrador, segundo informações da revista Veja.
Além disso, até mesmo em momentos ao vivo, os telespectadores percebiam uma certa tensão no ar. Com o amigo Arnaldo Cézar Coelho, em 2005, Galvão insistiu que uma jogada havia sido irregular, contra a palavra do ex-ábitro. Ao discordar de Arnaldo, o narrador usou uma frase que seria lembrada outras vezes: "A física não permite".
Contrato vitalício
Como toda relação em que ambas as partes se gostam, é possível deixar o desentendimento de lado. Apesar de não atuar mais como narrador, Galvão ainda possui contrato com a Globo - como ele mesmo afirmou na entrevista ao Flow.
O novo contrato assinado entre as duas partes passou a valer em janeiro deste ano, e é vitalício, segundo o colunista Ricardo Feltrin. Conforme a publicação, o documento prevê exclusividade de Galvão com a Globo em relação a outras emissoras de TV aberta, fechada e serviços de streaming. A Globo, no entanto, negou a validade dos termos.