Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo falindo? Entenda a audiência e por que a emissora está BEM LONGE disso

5 jul 2024 - 07h51
Compartilhar
Exibir comentários
Emissora está bem longe de estar falindo
Emissora está bem longe de estar falindo
Foto: Reprodução / Globo / RD1

Frequentemente uma afirmação surge nas redes sociais, principalmente por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): "A Globo está falindo!". Mas será mesmo?

Nas últimas semanas, internautas começaram a encher as publicações de Eliana nas redes sociais de comentários em que a questionaram o motivo de ir para "uma emissora falida", "uma empresa que está perdendo ibope" ou "um canal em crise". Ela é a mais nova contratada do Plim Plim.

A Globo, de fato, tem observado uma queda na sua audiência ao longo dos últimos anos. Isso ocorre, porém, em função da diminuição de televisores desligados e também do crescimento das mais variadas plataformas de streaming.

Assim como a emissora carioca, as concorrentes da TV aberta seguem o mesmo caminho e enfrentam uma situação ainda mais delicada com relação aos seus números.

Apesar da crise em audiência, a Globo está longe de estar falindo e tem conquistado ótimos desempenhos comerciais. A empresa ainda domina o mercado publicitário e consegue encher seus cofres com produtos como o BBB e as transmissões esportivas.

Valores recentes da Globo

Para se ter ideia do faturamento da empresa, somente no ano de 2023, ela arrecadou o valor de R$ 15,16 bilhões. O resultado fez com que a arrecadação voltasse a ser como era antes da pandemia de Covid-19, que provocou interrupções de serviçoes pelo mundo.

Em março passado, ao Valor Econômico, o próprio presidente diretor da Globo, Paulo Marinho, destacou que o lucro operacional da empresa foi de patamares próximos a 2014.

Um fator positivo para o bom desempenho comercial do ano passado foi a falta de um grande evento. Isso porque a emissora acabou não tem custos com operações gigantescas.

Em 2022, por exemplo, a Copa do Mundo do Catar e o Rock in Rio fizeram com que o canal fechasse o ano com prejuízo operacional. O Plim Plim tem atualmente um caixa de R$ 14,2 bilhões, o que a possibilita fazer importantes investimentos, como direitos de torneios, modernização de estúdios e conteúdo para o Globoplay.

Audiências do canal

A rede da família Marinho tem, é claro, alguns problemas a superar em termos de audiência, como no horário da Edição Especial - que atualmente exibe Cheias de Charme - e com a novela das 21h.

Grande aposta do canal para 2024, Renascer não chega nem perto do que era desejado. Porém, mesmo com essa dificuldade nos seus números, a novela consegue muito mais do que a soma das médias dos concorrentes no horário.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
RD1
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade