Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo frustra por não ousar apesar dos bilhões em faturamento e investimentos

Canal colhe bons resultados por apostar cada vez mais no digital enquanto mantém formatos testados na TV aberta

23 out 2023 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários

Evento para o mercado publicitário e os grandes anunciantes, o Upfront Globo 2024 apresentou as principais novidades da emissora aberta, de alguns canais pagos do grupo e do Globoplay. 

A maior novidade será um reality show musical no segundo semestre, comandado pelo diretor Boninho, do ‘BBB’. Não divulgaram detalhes. Impossível não associar ao ‘Fama’. 

O talent show de confinamento foi produzido pela Globo entre 2002 e 2005. Foram quatro temporadas baseadas no formato do ‘Operación Triunfo’, do canal espanhol La 1. Do programa saíram artistas ainda vistos na mídia, como Tiaguinho, Vanessa Jackson e Tiago Piquilo. 

Do mais, nenhuma grande novidade em formato de programa na grade do próximo ano. Por seu potencial criativo, técnico e operacional, a Globo frustra por insistir em novas temporadas de atrações cansativas – como o ‘The Masked Singer Brasil’ – do que investir em ideias ousadas. Faz tempo que não surpreende o telespectador. 

Antes, a TV do clã Marinho se arriscava mais para diversificar a programação. Cometeu erros previsíveis (‘Divertics’, ‘Se Joga’, ‘Sociedade Anônima’ etc.), porém, era interessante vê-la sair da zona de conforto. 

Compreende-se o temor de apostar no duvidoso. Custa caro criar um programa do zero. Mais coerente comprar um formato pronto e testado, e esticar até o limite uma atração com audiência e faturamento satisfatórios. 

Segundo o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, o grupo investe em criação de conteúdo e tecnologia R$ 5 bilhões por ano. Quantia superior ao faturamento com publicidade dos principais concorrentes, Record TV e SBT. 

“Hoje a Globo oferece uma combinação de plataformas, portfólio de produtos e de soluções que ninguém mais tem no mercado. O conteúdo brasileiro está no centro de tudo que fazemos”, disse no Upfront.  

“Um investimento aqui no Brasil, para os brasileiros. Para fazer do nosso país o protagonista dessa indústria.” 

Apesar dos desafios impostos pela economia brasileira e as oscilações do cenário internacional, e o aumento dos custos operacionais, a companhia carioca conseguiu receitas de R$ 15,1 bilhões em 2022, 5% a mais do que no ano anterior. 

A estratégia é valorizar cada vez mais o Globoplay. A sobrevivência da televisão aberta está diretamente associada à interação com o ambiente digital. 

As duas plataformas precisam ‘conversar’ para atingir públicos diferentes e, ao mesmo tempo, uma se beneficiar da audiência da outra. A exemplo do sucesso da novela ‘Todas as Flores’ no streaming, agora replicado no horário nobre da Globo.

No ano que vem, a grande novidade será um reality musical; Globo não causa impacto na programação faz tempo
No ano que vem, a grande novidade será um reality musical; Globo não causa impacto na programação faz tempo
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade