Globo será pressionada por duas novelas do streaming com ex-estrelas do canal
Sucesso de ‘Todas as Flores’ no digital e na velha telinha pode estimular concorrentes da líder na TV aberta a tentar parcerias
A HBO Max grava suas duas primeiras novelas no Brasil, ambas com elenco recheado de atores com ‘cara’ de Globo.
Criada por Raphael Montes, ‘Beleza Fatal’ será protagonizada por Camila Queiroz, Giovanna Antonelli e Camila Pitanga.
O remake de ‘Dona Beija’ (sucesso da extinta TV Manchete em 1986) traz Grazi Massafera, Isabela Garcia, Deborah Evelyn e Erika Jannuza.
As produções devem ser lançadas em 2024. A HBO Max ocupa o 4º ou 5º lugar entre as plataformas de streaming com mais assinantes no Brasil, a depender da pesquisa. Em todas, aparece atrás da líder Netflix, do Globoplay e da Amazon Prime.
Pouco tempo atrás havia dúvida a respeito da aceitação de novela disponibilizada em ambiente digital. Será que os noveleiros tradicionais assistiriam? O público jovem da internet teria interesse?
As produções atrairiam número satisfatório de novas assinaturas para compensar o alto investimento? A imprensa faria o papel imprescindível de repercutir as tramas?
Lançada on-line em outubro de 2022, ‘Todas as Flores’ trouxe respostas: sim, sim, sim e sim. O sucesso de visualizações e crítica da ficção do autor João Emanuel Carneiro no Globoplay animou a HBO Max. Atualmente exibida após ‘Terra e Paixão’, a novela também se destaca no Ibope.
Aí surge um temor para a Globo, segundo um executivo do canal ouvido pelo Sala de TV. Há a preocupação de que ‘Beleza Fatal’ e ‘Dona Beija’ sejam bem-sucedidas no streaming e ofusquem a próxima novela do Globoplay, ‘Guerreiros do Sol’, trama de época baseada no cangaço.
Existe ainda o temor de que a teledramaturgia da HBO Max desperte a atenção de TVs como Record, SBT e Band. Uma parceria poderia levar as novelas ao sinal aberto, fazendo concorrência direta com a Globo.
Adquirir uma novela pronta, com estrelas admiradas pelo público, é uma ótima solução para fortalecer a teledramaturgia sem precisar investir uma fortuna – e, com isso, atrair mais público, aumentar o faturamento com publicidade e tentar diminuir a distância até a Globo no ranking de audiência.