Globo vai demitir jornalistas com salário maior após novo prejuízo anual
Canal consegue aumentar o faturamento e tem dívidas sob controle, mas os custos continuam a pesar na conta
O que era boato de corredor se confirmou: a TV Globo fará novas demissões nas próximas semanas. O alvo serão jornalistas com salários mais altos.
Na sexta-feira (31), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro teve uma reunião com a direção do RH da emissora, a pedido do próprio canal.
“Na reunião, fomos informados que a empresa, embora sólida financeiramente, passa por um processo de ajuste e, em consequência, promoverá ‘demissões pontuais’ em abril e maio”, diz comunicado da entidade.
“O representante da empresa afirmou que não se trata de demissões em massa e que os cortes atingirão os salários mais altos que, segundo ele, estão incompatíveis com o mercado.”
Recentemente, a Globo dispensou alguns dos profissionais com remuneração maior de seu elenco, como o locutor esportivo Cleber Machado, imediatamente contratado pela Record.
Repórteres veteranos também foram demitidos, a exemplo de Ernesto Paglia, Edney Silvestre e Neide Duarte. Na área de teledramaturgia, poucos atores tiveram o contrato renovado.
Em recente comunicado interno, o presidente da TV, Paulo Marinho, informou que a Globo teve prejuízo no balanço final de 2022.
Fechou no vermelho em R$ 41 milhões, apesar do crescimento de receitas na comparação com o ano anterior.
O aumento dos custos com direitos de transmissão e operações encobre o resultado positivo com a publicidade e a chegada de mais assinantes dos serviços pagos, como Globoplay.