Há três perigos na presença de Jojo na Globo e Cariúcha no SBT
Rivalidade entre as duas pode ser engraçada para muitos, porém, faz mal a elas
Primeiramente, a participação de Jojo Todynho no ‘Mesacast’ do gshow, Multishow e Globoplay, e de Cariúcha no ‘Fofocalizando’, do SBT, é uma vitória para a comunidade negra e, especialmente, às mulheres pretas.
Importante destacar que ambas conquistaram tal posição privilegiada graças ao próprio talento – principalmente pelo humor escrachado espontâneo – e a capacidade de influenciar pessoas.
Dito isto, vamos aos problemas citados no título da matéria.
Pressão para polemizar cada vez mais – Todos esperam de Jojo e Cariúcha declarações controversas a respeito de outros famosos. Essa imensa expectativa por conteúdo bombástico ou lacrador pode fazê-las se autoinduzir a exagerar para não decepcionar.
É o que ocorre com humoristas cobrados a estar o tempo todo de bom humor e contar piadas mesmo fora do palco e dos estúdios de TV.
As duas precisam tomar dose generosa de autopreservação para não desenvolver a ansiedade típica dos artistas pressionados a performar 24 horas por dia.
Reforço do estereótipo da mulher negra agressiva como entretenimento – Inaceitavelmente, a mulher de personalidade forte é vista como mal-educada e até ameaçadora. A imagem piora se for preta. Jojo e Cariúcha são exemplos disso.
O temperamento de ambas gera ao mesmo tempo aplausos, deboches e críticas. Há quem se divirta com as reações explosivas e as falas sem filtro, enquanto outros consideram um comportamento deselegante e vulgar, geralmente associado à origem humilde – puro suco de preconceito social.
Elas merecem ser respeitadas como são. Seria uma violência impor uma conduta mais suave apenas para agradar a uma parcela de público ou anunciantes conservadores.
A autenticidade das duas é seu maior valor no universo artístico, marcado por atitudes flagrantemente falsas e bajuladoras. De outro lado, não devem ser vistas apenas como figuras cômicas, e sim pessoas comuns, como bons e maus sentimentos, dias ótimos e outros nem tanto. Imprescindível humanizá-las para não se tornarem caricaturas de si mesmas.
Acirramento da rivalidade estimulada pelos fãs - A disputa entre mulheres é muito comum no meio dos famosos. Jojo e Cariúcha conseguem relevante visibilidade na imprensa e engajamento on-line quando trocam insultos e ameaças por vídeos.
Essa publicidade gerada por hostilidade não faz bem a elas. Não podem ser reféns da interação tóxica. Exceções positivas em um universo com pouco espaço à mulher preta, as duas deveriam manter uma relação cordial. Não precisam ser amigas, basta se respeitarem.