Inácia desafia conservadores com sua missão de combater a intolerância religiosa
Personagem de ‘Renascer’ se destaca como representação do amor maternal e na divulgação da fé de matriz africana
Uma das cenas de ‘Renascer’ com maior repercussão nas redes sociais nos últimos dias foi a conversa de Inácia (Edvana Carvalho) com o pastor Lívio (Breno da Matta) a respeito de orixás e ancestralidade africana.
À mesa da cozinha da fazenda, os dois mostraram como pessoas de religiões diferentes podem conviver pacificamente. Ninguém precisa converter ninguém, basta haver respeito mútuo.
Desde o primeiro capítulo, Inácia recorre a rituais do Candomblé para invocar a paz entre pessoas ao seu redor, especialmente em benefício de seu patrão Zé Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira).
Interpretada por Solange Couto e a saudosa Chica Xavier na primeira versão da novela, em 1993, a personagem se mostra oportuna em tempos de tanta intolerância religiosa no Brasil, com terreiros sendo depredados, inclusive por milicianos supostamente evangélicos.
Pouco tempo atrás, mãe e filha vestidas com roupas de santo foram impedidas de entrar em um carro de aplicativo pelo motorista contrário a religiões de matriz africana. Em outro episódio perturbante, uma garota de 11 anos teve a cabeça apedrejada por dois homens ao sair de um culto de Candomblé.
No horário de maior audiência da TV brasileira, Inácia desafia os intransigentes e, ao mesmo tempo, presta valioso serviço ao educar o público sobre sua fé ainda pouco compreendida, apesar de vivermos em um país com maioria de descendentes de escravizados africanos.
Edvana Carvalho entrega atuação irrepreensível. Uma mistura de ternura, força e sensibilidade. A atriz se agiganta em cena sem precisar de grandes gestos. O olhar e a voz são as principais ferramentas para transmitir os mais variados sentimentos.
Entre a dureza e o afável, a personagem simboliza o acolhimento maternal não apenas em relação à filha, Ritinha (Mell Muzzillo), mas a todos ao seu redor, inclusive aqueles dispostos a se redimir de grandes erros, como Damião (Xamã).
Inácia parece um orixá sempre pronto para socorrer quem precisa e impedir a ação dos mal-intencionados. Assisti-la em ‘Renascer’ é um prazer e uma aula.