Isadora Ribeiro revela detalhes da gravação da abertura de 'Tieta'; conheça bastidores
Além da novela, modelo brasileira também protagonizou sequência inicial do 'Fantástico'
A novela Tieta, exibida em 1989 pela Globo, é considerada por muitos como um dos maiores folhetins da história da televisão brasileira. A obra de Aguinaldo Silva, que está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, conta com inúmeros personagens e momentos marcantes, mas um dos detalhes mais lembrados pelo público é a abertura da novela.
Ao som de Luiz Caldas, um corpo feminino nu aparece sobreposto em imagens paradisíacas de praias brasileiras. A nudez chocou, mas a modelo Isadora Ribeiro já estava acostumada com o estrelato. Em 1987, a jovem já havia aparecido em outra grande produção global — a abertura do Fantástico —, se tornado uma espécie de sex symbol nacional.
"Sempre encarei a abertura de Tieta como uma obra de arte, porque estava toda vestida de luz, cheia de efeitos especiais. Foi icônico e incrível", afirmou a ex-modelo em entrevista ao site gshow. Aos 59 anos, Ribeiro relembrou os bastidores da abertura de Tieta e falou sobre sua relação com a nudez e a arte.
"Fiquei bem envergonhada no dia da gravação, mas desejava uma atuação que não fosse nem sensual e nem tímida. Queria passar uma imagem etérea e lúdica." Ainda segundo a atriz, somente um tapa-sexo foi utilizado durante as filmagens. "Nunca vi problema em posar nua", afirmou.
Na reprise de Tieta, a Globo optou por censurar a abertura e cortou a maioria dos trechos em que Isadora aparecia. Com isso, a duração da sequência foi de um minuto e 19 segundos para apenas 17 segundos.
Outra mudança foi a ordem em que abertura é exibida. Se na versão original os créditos apareciam no começo do episódio, na nova exibição eles são mostrados apenas ao final do capítulo.