J. Matarazzo viverá jovem fruto de doação de sêmen em trama
Jayme Matarazzo interpretará o filho do protagonista de 'Sete Vidas', próxima novela das 18h da TV Globo
Alguns trabalhos mexem com a memória afetiva dos atores. Pelo menos, foi o que aconteceu com Jayme Matarazzo durante as gravações do especial Didi e O Segredo dos Anjos . Telespectador assíduo de Os Trapalhões na infância, ele se sentiu voltando no tempo ao contracenar com Renato Aragão e Dedé Santana. "É como se eu estivesse realizando um sonho de criança. Com certeza, essa experiência me enche de orgulho e aprendizados novos, não só como artista, mas como ser humano", derrama-se.
Siga Terra Diversão no Twitter
O ator, que estará na próxima novela das 18h da TV Globo, Sete Vidas , interpretará Pedro, um dos filhos do fotógrafo Miguel, protagonista de Domingos Montagner, que, no passado, doou seu sêmen. O papel de Jayme é um dos frutos de uma inseminação artificial feita com esse sêmen. "Não vou falar da novela ainda porque está muito no início. As gravações acabaram de começar", despista.
Guardião do portal dos anjos
Na história de Didi e O Segredo dos Anjos , Jayme interpreta Miguel, maestro da orquestra infantil Som na Lata. O jovem está sempre envolvido com projetos sociais e é cercado por uma trama mágica. Tudo começa quando ele descobre, através de Didi, personagem icônico de Renato Aragão, que o medalhão que carrega no peito o torna guardião do portal dos anjos da guarda. O portal, que funciona como uma ligação entre a terra e o céu, se abre a cada 100 anos. Mas pessoas do mal pretendem fechar essa ponte. É quando Miguel entra em ação.
"Com a ajuda de Didi , Dedé, um sábio e sua namorada, Clarinha (Fernanda Vasconcellos), meu personagem embarca na missão de proteger o Portal dos Anjos das maldades de Nicolau (Ernani Moraes)", explica o ator, que não pensou duas vezes na hora de aceitar o convite para participar do especial. "A oportunidade de trabalhar com Renato é única", diz.
Para entender o universo de um maestro e compor Miguel, Jayme frequentou aulas de regência. E ainda teve a experiência de liderar crianças que integram um grupo de música de verdade. "Os meninos são bem novinhos e já são excelentes músicos", surpreende-se.
Além disso, o ator precisou se aprofundar em outra característica do papel. Como Miguel protagoniza muitas situações de luta e tem talento para as artes marciais, Jayme resolveu estudar bem essas sequências para que ficassem críveis na tela. "O telefilme tem um lado de aventura e ação muito legal. Tive de entender o tom desse personagem uma vez que, apesar de ser uma aventura, temos um mundo de fantasia por trás e coisas imaginárias acontecendo", pondera.
Com uma carreira relativamente recente na televisão, Jayme já coleciona protagonistas e papéis de destaque em seu currículo. Casos de produções como Escrito nas Estrelas , de 2010, Cordel Encantado , de 2011, e Sangue Bom , de 2013, entre outras. Mesmo assim, ele não se deixa influenciar por isso.
"O tamanho de um papel é irrelevante em comparação ao desafio. Sou movido artisticamente por desafios e, se o projeto me leva a isso, estou dentro", diz. Mas, depois de se dedicar às gravações de Didi e O Segredo dos Anjos , o ator se prepara para voltar ao ar em mais um personagem importante dentro de uma trama.
Sétima arte
Jayme Matarazzo é apaixonado por cinema. Justamente por isso, atuar em Didi e O Segredo dos Anjos teve um gosto especial. Afinal, o processo de preparação e execução do telefilme, apesar de ser feito para a televisão, foi bem similar ao de uma produção cinematográfica.
"Levamos três meses no total: um mês de preparação e dois meses de gravação. Foi tudo muito bem cuidado e fizemos uma preparação com mais calma, com tempo de ensaiar várias cenas antes de entrar no 'set'", destaca.
O trabalho por trás das câmaras também o instiga. Tanto que, no início da carreira, foi assistente de direção em Maysa - Quando Fala O Coração . Mas acabou sendo convidado para interpretar o próprio pai, o diretor Jayme Monjardim, na juventude dentro da minissérie. De lá para cá, a trajetória do ator trilhou uma curva ascendente. Mas a vontade de se dedicar mais ao cinema permanece viva em Jayme.
"Torço todos os dias para estar próximo dessa arte e espero ter mais oportunidades à frente. Mas eu entendo que existe pouca demanda de produções e uma pequena diversidade. O jeito é, em breve, pegar uma história e fazer com as próprias mãos uma produção", planeja.
Instantâneas
# Jayme Matarazzo fará par romântico com Isabelle Drummond pela segunda vez em Sete Vidas . A primeira foi em Cheias de Charme .
# Logo em seu segundo trabalho na TV, Escrito nas Estrelas , o ator foi escalado como protagonista.
# Ele chegou a cursar alguns períodos da faculdade de Cinema.
# Jayme já fez parte de uma banda, a Seu Bené e os Poetas da Malandragem.
Qual e a novela? Teste seus conhecimentos através dos emojis