Jang Ja-yeon, de 'Boys Over Flowers', diz ter sofrido abuso
Uma carta deixada por Jang Ja-yeon, 26 anos, atriz do drama sul-coreano baseado em mangás Boys Over Flowers, após seu suicídio no dia 7 de março, pode redirecionar as investigações da polícia.
Segundo o Guardian, no bilhete póstumo, a jovem faz confissões e diz ter sofrido abuso e exploração sexual, o que teria provocado sua morte. O fato deixou a indústria do entretenimento do país envergonhada.
Na carta de sete páginas, escrita uma semana antes da sua morte, a jovem tornou público os favores sexuais que precisava fazer no cruel mundo da televisão.
Depois de começar a carreira com um comercial de televisão em 2006, Jang consolidou sua fama como a vingativa estudante do drama, e estava esperando pelo lançamento de dois filmes quando foi encontrada morta.
As alegações da carta, apresentadas à mídia, desencadearam protestos e forçaram a polícia a investigar as relações de Jang com diversos homens poderosos do país.
O vilão da peça, de acordo com relatórios sul-coreanos, é seu agente, Kim Sung-hoon, que sofre acusações de molestar um modelo no Japão. Jang disse que Kim o obrigava a fazer sexo com várias pessoas importantes, incluindo diretores, executivos da mídia e CEOs. Ela também foi forçada, segundo a carta, a servir e consumir bebidas alcoólicas e atuar como acompanhante em encontros e jogos de golfe.
A polícia vistoriou o escritório de Kim e descobriu uma "sala secreta" com um chuveiro e uma cama no terceiro andar. Kim alegou inocência e disse que a carta é uma tentativa do antigo empresário de Jang, Yoo Jang-ho, em arruinar seus negócios. Jang teria escrito a carta no escritório de Yoo, que foi o responsável por mandar cópias para sua família.
Enquanto a polícia apura o caso, a mídia sul-coreana finalmente começa a condenar a postura da indústria com os talentos femininos do país. Fãs de TV e cinema estão surpresos com as tentativas de suicídio de celebridades ultimamente.
O suicídio de Jang, inicialmente atribuído a uma depressão desencadeada por causa da morte dos pais em um acidente de carro dez anos atrás, é apenas um dos vários que ocorreram entre celebridades da Coréia do Sul no ano passado.
Três semanas depois da morte de Jang, uma comunidade online da Coréia do Sul ainda ganha eco. "Popseoul", que virou um blog de fofocas, disse que a morte da jovem é parte de uma "trágica tendência".
"Exploração e abuso são o segredo sujo da indústria do entretenimento", disse Jang. De acordo com a carta, celebridades vão continuar suas carreiras "entretendo" produtores e diretores.
"De várias maneiras, a jovem estrela vai encontrar pessoas importantes sozinhos, que vão dar a entender que querem contratá-las, vão apresentá-la para outras pessoas importantes e, depois, tomarão conta do seu estilo de vida. Isso é parte do processo para se tornar uma grande estrela", disse.