Joe Lara, ator que ficou conhecido por interpretar o personagem Tarzan na TV, morreu em um acidente de avião no sábado, 29, aos 58 anos. A informação foi confirmada por autoridades, que ainda buscam o corpo das sete vítimas, sem esperança de encontrá-los com vida, neste domingo, 30.
A aeronave ia em direção ao aeroporto internacional de Palm Beach, na Flórida, e caiu por volta das 11h da manhã de sábado na região do lago Percy Priest, próximo à cidade de Smyrna, no Tennessee, nos Estados Unidos.
Após entrar em contato com familiares, as autoridades divulgaram um comunicado com os nomes das vítimas do acidente, que também matou a mulher de Joe, Gwen Shamblin Lara. As outras vítimas são: Brandon Hannah, David L. Martin, Jennifer J. Martin, Jessica Walters e Jonathan Walters, todos vindos da cidade de Brentwood.
Joe Lara começou a carreira de ator em filmes pequenos no fim da década de 1980 e se afastou da dramaturgia no início dos anos 2000, quando decidiu investir na carreira de música country. Ficou conhecido por interpretar o rei das selvas pela primeira vez em As Aventuras de Tarzan em Nova York, em 1989, que lhe rendeu o papel de protagonista na série Tarzan: The Epic Adventures, produzida entre 1996 e 1997. Acompanhado por uma vasta cabeleira durante seu auge, o ator é considerado por diversos fãs como um dos mais bonitos intérpretes de Tarzan da história.
Confira abaixo uma foto recente de Joe Lara ao lado de sua mulher, Gwen:
As várias faces de Tarzan - Um novo rei da selva ocupa as salas de cinema, A Lenda de Tarzan traz o ator Alexander Skarsgard em nova versão da clássica história do homem que foi criado na floresta e depois vai viver na cidade. Mas essa é apenas uma das produções sobre a lenda, outras diversas já ocuparam as telas de cinema e TV. Confira a seguir alguns outros 'Tarzans'.
Foto: Divulgação / Estadão
Elmo Lincoln (1889/1952) - Foi por acidente que Elmo Otto Linkenhelt virou astro do cinema mudo. Figurante numa cena de batalha num filme de David W. Griffith, sua camisa rasgou exibindo o tórax poderoso. Isso lhe valeu ser o primeiro Tarzan do cinema, em 1918. Tarzan of the Apes, Tarzan dos Macacos. Em 1942, fez um pequeno papel em Tarzan contra o Mundo, Tarzan’s New York Big Adventure, de Richard Thorpe, estrelado por Johnny Weismuller
Foto: Divulgação / Estadão
Johnny Weissmüller (1904/1984) - O mais famoso Tarzan do cinema nasceu na Romênia e foi campeão olímpico de natação dos EUA em 1924 e 28. Cooptado por Hollywood, interpretou 12 vezes o papel de Tarzan na Metro, muitas vezes formando dupla com Maureen O’Sullivan. Alguns de seus filmes são considerados clássicos de aventura - Tarzan, O Filho das Selvas, A Companheira de Tarzan, A Fuga de Tarzan, Tarzan Contra o Mundo - a famosa aventura nova-iorquina do herói, em plena selva de concreto. Em 1948, após Tarzan e as Sereias, iniciou nova série como Jim das Selvas.
Foto: Divulgação / Estadão
Lex Barker (1919/1973) - Herdeiro de uma família milionária - era neto do fundador de Rhode Island -, destacou-se como atleta e foi parar em Hollywood contratado para reiniciar a série de Tarzan na empresa RKO. Fez cinco filmes na pele do herói - Tarzan e a Fonte Mágica, Tarzan e a Escrava, Tarzan em Perigo, Tarzan e a Fúria Selvagem, Tarzan e a Mulher Diabo. Levou vida de playboy e casou-se diversas vezes, inclusive com Lana Turner. Em 1960, fez na Itália o clássico A Doce Vida, de Federico Fellini, na pele do acompanhante de Anita Ekberg. Prosseguiu carreira na Europa, fazendo Mão de Ferro na série de westerns alemães Winnetou, adaptada dos livros de Karl May.
Foto: Divulgação / Estadão
Gordon Scott (1926/2007) - Instrutor de infantaria do Exército norte-americano durante a 2.ª Guerra, levou uma vida errante como policial, bombeiro, vaqueiro e até lutador profissional de wrestling. Em 1953, como salva-vidas de um hotel em Las Vegas, seu avantajado bíceps chamou a atenção de um caçador de talentos que buscava o sucessor de Lex Baker como o rei das selvas criado pelo escritor Edgar Rice Burroughs. Fez três filmes na RKO e dois na Metro, incluindo A Maior Aventura de Tarzan, de John Guillermin, de 1960, considerado um dos melhores de toda a série. Vale destacar que o vilão é ninguém menos que Sean Connery, na fase pré-007.
Foto: Divulgação / Estadão
Mike Henry (1936) - Famoso como jogador de futebol americano, Henry seguiu o exemplo de Chuck Connors e tentou o cinema em Hollywood. Queria ser Batman, mas perdeu o papel para Adam West. Foi ser Tarzan, e muita gente acha que seu abdomen sarado é o que mais se aproxima do ideal de Edgar Rice Burroughs (e dos ilustradores de seus quadrinhos, como Russ Manning e Joe Schubert) . Mas se ele marcou no papel foi pelo ridículo. Ao filmar Tarzan e o Grande Rio no Brasil -Paulo Gracindo era o vilão -, assustou-se com uma vaca e saiu correndo, o que pegou mal para um herói destemido. No Mexico, foi pior. Contracenando com um chimpanzé, foi mordido no queixo pelo animal e contraiu uma infecção. Abandonou a série e processou os produtores por abuso e maus tratos.
Foto: Divulgação / Estadão
Ron Ely (1938) - Ronald Pierce Ely ficou conhecido como o primeiro Tarzan da TV e assumiu o papel depois que ‘divergências criativas’ levaram à aposentadoria do seu antecessor, Mike Henry. Os cinco primeiros episódios da série original foram gravados no Brasil, na Floresta da Tijuca, mas depois, para baratear os custos, a produção se transferiu para o México. Ely ficou conhecido por dois fatores - até o atual, Alexander Skarsgard, era o único ator que havia lido todos os livros e também o que mais se rebentou no papel. O livro Kings of the Jungle, de David Fury, documenta que alguns desses acidentes foram incorporados à série, como uma cena em que ele quebra o ombro ao saltar de um barranco. Ely era um gigante loiro e, como tal, é o Tarzan que menos se assemelha à descrição que Edgar Rice Burroughs faz de seu herói.
Foto: Divulgação / Estadão
Miles O’Keefe (1954) - Piloto da Força Aérea dos EUA, foi escolhido pelo ator e diretor John Derek para protagonizar Tarzan, o Filho das Selvas, em 1981. O problema é que, como todo filme de John, Tarzan é só um pretexto para mostrar Jane seminua na selva, e ela é Bo Derek, a bela mulher do diretor.
Foto: Divulgação / Estadão
Christopher Lambert (1957) - Christopher Lambert (1957) como Miles O’Keefe, o ator franco-americano Christophe(r) Lambert fez só um filme como Tarzan, mas é um dos melhores. Greystoke, a Lenda de Tarzan, O Rei das Selvas, de Hugh Hudson, de 1984, é mais um drama que aventura, contando a história de Tarzan como se fosse um ‘garoto selvagem’ (no sentido da obra-prima de François Truffaut), dividido entre o instinto e a cultura repressora. O problema é que o filme foi remontado pela empresa produtora e distribuidora (Warner) e nunca houve uma versão do diretopr para ser justamente apreciada.
Foto: Divulgação / Estadão
Joe Lara (1962) - Depois de um papel no telefilme Tarzan em Manhattan, Lara virou protagonista da série Tarzan - The Epic Aventures. Seu Tarzan sempre usou cabelos compridos e existem fãs que o consideram o mais belo intérprete do papel. Mas ele não durou muito e partiu para outra carreira - como músico country.