Jogador polemiza ao comparar comentarista com terrorista
Declaração de Felipe Melo foi repercutida por Ivan Moré e Casagrande no 'Globo Esporte'
Esportistas ‘sem filtro’ são os preferidos da mídia. Ao produzir polêmicas, eles rendem boa audiência. É o caso de Felipe Melo, novo contratado do Palmeiras.
Nesta terça-feira (17), o Globo Esporte repercutiu trechos da entrevista coletiva na qual o jogador foi apresentado como camisa 30 do atual campeão brasileiro.
Um dos trechos foi destacado – e criticado – pelo apresentador Ivan Moré. E gerou posicionamento do comentarista Casagrande em defesa do atleta.
“Quando eu tô vendo o jogo em casa, eu critico mesmo, faz parte. Mas eu jamais vou dizer ‘esse cara aí é um songamonga, um desastre, um desgraçado’. Isso é falta de respeito com o ser humano. Pra mim não é muito diferente daquele cara que tá soltando bomba ali, daquele outro que pega um caminhão... Isso é maldade”, disse Felipe.
“Casa, pelo que eu entendi, esse cara comparou jornalistas que criticam jogadores com terroristas?”, questionou o âncora do Globo Esporte, visivelmente contrariado.
Diplomático, Casagrande fez uma análise sensata: “Esqueça a proporção do negócio. Ele (Felipe) não soube fazer a comparação. Mas eu concordo plenamente. Comentarista não tem o direito de chegar e dizer ‘esse jogador não serve para jogar nesse time’, ‘esse jogador não joga nada’, ‘esse jogador é perna de pau’, tem que ter respeito mesmo”.
O comentarista da Globo continuou enfático. “Nem eu, que fui jogador, tenho condições de julgar a qualidade do cara. Podemos dar opinião no modo como ele está jogando no momento.”
Casagrande prevê que o reforço do Palmeiras terá muito espaço na mídia com suas declarações controversas, mas faz um alerta: “A gente fica reclamando que jogador não fala nada. O Felipe Melo é um jogador que fala. Só precisa tomar cuidado, está muito tempo fora do Brasil. O Brasil atravessa uma fase difícil, muita gente tensa no país, e uma palavra fora de ordem pode causar violência entre torcidas organizadas”.
Ainda na coletiva, o novo ídolo palmeirense fez outra comparação potencialmente polêmica ao criticar a desunião entre seus pares. “Vocês jornalistas são unidos. Se um jogador de futebol fala mal de qualquer um de vocês, vocês se unem e vão contra. Nós, jogadores de futebol, somos bobos. Não estou generalizando, mas muitos de vocês ganham dinheiro para falar mal dos outros”.
Com Felipe Melo de volta ao País, o jornalismo esportivo recebe a garantia de boas manchetes.