José Loreto falou sobre ter trabalhado com Laura Cardoso em entrevista coletiva com parte do elenco de Flor do Caribe realizada pela Globo nesta quinta-feira, 20. A novela das 6 volta à programação da emissora com reprises a partir do próximo dia 31.
"Tenho uma história boa. Traumática... [risos] No início da novela, cenas de muita gente, estava sentado no cenário, ela chegou perto no passinho dela, devagarzinho. Eu só levantei pra ela: 'Laura, quer sentar?'", relembrou.
Em seguida, prosseguiu, de forma bem-humorada: "Ela me deu o maior esporro! 'Se quiser sentar, eu sento, se quiser eu te tiro! Petulância!'. Foi um esporro que eu fiquei uns dois meses 'travado' com ela".
José Loreto ainda fez questão de destacar a convivência com a atriz, que tem 92 anos: "A Laura é a pessoa mais gigante, mais divina com a qual contracenei. Ela é demais o tempo inteiro, é astral. Eu vi ela como uma parceirona, mesmo, é de uma vitalidade, sabedoria..."
Henri Castelli, que também contracenou com a atriz em Flor do Caribe, também fez elogios: "Você não via a Laura sem saber o texto em nenhum momento. Fiz três novelas com ela".
Laura Cardoso em 'Mundo da Lua' (1991) - Laura Cardoso interpretou a personagem Lila, em participação especial como uma das convidadas da festa de aniversário de Lucas Silva e Silva no episódio de estreia de 'Mundo da Lua', em 1991. Clique aqui para ver como estão os atores do elenco em 2019.
Foto: Reprodução de 'Mundo da Lua' (1991) / TV Cultura / Estadão
Laura Cardoso em 'Através da Janela' (2000) - Na foto, Laura Cardoso ao lado do ator Fransérgio Araújo em cena do filme 'Através da Janela', de Tatá Amaral.
Foto: Divulgação / Estadão
Laura Cardoso em 'Chocolate com Pimenta' (2003) - Em 'Chocolate com Pimenta', de Walcyr Carrasco na Globo, Laura Cardoso deu vida à personagem dona Carmem.
Foto: João Miguel Júnior / Globo / Divulgação / Estadão
Laura Cardoso em 'Como Uma Onda' (2004) - Laura Cardoso em cena da novela 'Como Uma Onda' ao lado de Maria Fernanda Cândido.
Foto: João Miguel Júnior / Globo / Divulgação / Estadão
Laura Cardoso em 'Fica Comigo Esta Noite' (2006) - Laura Cardoso em cena do filme 'Fica Comigo Esta Noite', como a personagem dona Mariana.
Foto: Zeca Guimarães / Divulgação / Estadão
Laura Cardoso em 'Muito Gelo e Dois Dedos D'água' (2006) - Em 'Muito Gelo e Dois Dedos D'água', Laura Cardoso deu vida à avó das personagens de Mariana Ximenes e Paloma Duarte.
Foto: Divulgação / Estadão
Laura Cardoso na 'TV de Vanguarda', da TV Tupi. - Laura Cardoso ao lado de Tarcísio Meira em um 'TV de Vanguarda', teleteatro da TV Tupi.
Foto: Divulgação / Estadão
Laura Cardoso em 'Desejo Proibido' (2007) - Laura Cardoso em participação especial no primeiro capítulo de 'Desejo Proibido'. Ela viveu dona Sebastiana na novela das 6 da Globo. Na foto, ao lado do ator José de Abreu como o coronel Chico Fernandes.
Foto: Léo Lemos / Globo / Divulgação / Estadão
Laura Cardoso em 'Duas Caras' (2008) - Na novela das 9 'Duas Caras', Laura Cardoso deu vida à personagem Alice, em uma participação especial como mãe do vilão vivido por Dalton Vigh, Marconi Ferraço.
Foto: Márcio de Souza / Globo / Divulgação / Estadão
Laura Cardoso em 'Caminho das Índias' (2009) - Em 'Caminho das Índias', Laura Cardoso deu vida à personagem Laksmi.
Foto: João Miguel Júnior / Globo / Divulgação / Estadão
Laura Cardoso em 'Araguaia' (2010) - Laura Cardoso caracterizada como sua personagem Mariquita em 'Araguaia', em cena com Lima Duarte (Max).
Foto: Alex Carvalho / Globo / Divulgação / Estadão
Laura Cardoso em 'A Grande Família' (2011) - Laura Cardoso teve uma participação marcante em 'A Grande Família', interpretando Glória, mãe de Lineu que reaparece na vida do personagem de Marco Nanini após 50 anos sem vê-lo.
Laura Cardoso e Marília Gabriela - A atriz Laura Cardoso durante entrevista à apresentadora Marília Gabriela no canal pago GNT, em setembro de 2004.
Foto: GNT / Divulgação / Estadão
Laura Cardoso e Antônio Abujamra - Em 2014, Laura Cardoso foi entrevistada no programa 'Provocações', então apresentado por Antônio Abujamra, na TV Cultura.
Foto: Jair Magrio / TV Cultura / Divulgação / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Ela é dedicada, esforçada e nos ensina o tantos anos que ela tem de carreira. Eu morava no mesmo hotel que ela [durante as gravações]. Às vezes eu ia até o quarto dela e ela mostrava os textos ao lado da cama, sempre ali, marcador de texto", contou.
Na trama, José Loreto vivia Candinho, neto de Veridiana, interpretada pela atriz veterana. Sobre a reprise, ele acredita que Flor do Caribe é uma novela "solar", "perfeita para começar num momento de pandemia".
"É o personagem mais leve. Talvez eu nunca consiga fazer um personagem tão puro novamente quanto o Candinho. Achei uma ousadia, porque eu vinha do Dakson, que era malandro. Foi muito importante para mim em termos de carreira", relembrou, citando seu personagem em Avenida Brasil.
O ator também afirmou que fica feliz em poder mostrar o trabalho à sua filha, Bella, de dois anos, fruto de seu relacionamento com Débora Nascimento: "não vai ter beijo, não vai ter nada explícito, vai ter só pureza".
Em Flor do Caribe, o personagem de José Loreto chegou a viver um romance com Taís, interpretada pela própria Débora, com quem já tinha um relacionamento na vida real.