No primeiro fim de semana depois que o Domingão do Faustão acabou, Tiago Leifert deu uma breve explicação ao público sobre a sua permanência à frente do horário, mas não fez nenhuma grande despedida a Fausto Silva, antigo comandante da faixa na Globo.
"Voltei, lá vou eu de novo. Mais uma vez, vou falar que, durante a semana, vocês devem ter acompanhado as notícias. A Globo decidiu mudar a programação de domingo. Acho que deixei super claro na semana passada o carinho e o respeito que eu tenho pelo Faustão e pelo Domingão, também, ficou bem claro que era um telespectador brincando aqui. Porém, recebi uma nova missão hoje, que é de levar para vocês a Super Dança dos Famosos, que não pode parar, em respeito a vocês que gostam do quadro e também aos profissionais que estão aqui ensaiando duro para levar para vocês entretenimento neste domingo. Então deixando aqui um beijo ao Fausto, vai começar a Super Dança dos Famosos", afirmou Leifert neste domingo, 20.
O apresentador também brincou sobre tomar conta da atração antes de Luciano Huck assumir o horário, o que está previsto para o ano que vem: "Nós que aqui estamos, Luciano, por vós esperamos. Só estou aqui enquanto você está se arrumando aí, cortando o cabelinho, fazendo a barba. Preciso tirar férias, Luciano Huck, para com isso!".
Faustão foi citado por boa parte dos participantes e jurados do programa. O ator Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos, comentou: "Dançar para mim é algo que não tem explicação. Eu sempre fui um bailarino frustrado, desde criança, mas a primeira vez que participei do Dança eu realizei esse sonho e sou muito grato por ter tido essa oportunidade. Agradeço muito, do fundo do coração, ao Fausto pelo convite. Eu te amo, Fausto, e é por você que a gente está aqui, também".
A apresentadora Angélica, uma das juradas, fez elogios a Tiago, mas mandou um recado ao ex-apresentador da emissora: "Quero deixar meu beijo gigante para o Faustão. Esse programa me recebeu sempre com muito amor, muito carinho. Vivi muitos momentos incríveis no Domingão. Hoje, de certa forma, estou aqui agradecendo através de você, ele está vendo a gente, também". Carlinhos de Jesus, jurado técnico, destacou: "Agradeço muito ao Faustão pela oportunidade que ele sempre me deu, que sempre deu à dança. A dança é outra depois desse quadro. [Agradeço] a você Tiago, sou seu fã".
Saída de Faustão e entrada de Leifert aos domingos
Desde o início de 2021, já havia sido anunciado que este seria o último ano de Faustão na Globo, e que a partir de janeiro de 2022 começa seu contrato de Fausto Silva com a Band, emissora na qual já trabalhou na década de 1980, comandando o Perdidos na Noite. A previsão inicial, porém, era de que ele ficasse à frente do Domingão até dezembro.
Na última quinta-feira, 17 de junho, porém, a emissora divulgou um comunicado anunciando que sua saída foi antecipada "por razões estratégicas e internas". Tiago Leifert assumirá o comando do horário até o fim do ano, quando deve passar o bastão para Luciano Huck, em um programa sem detalhes divulgados.
Momentos bizarros e polêmicos do 'Domingão do Faustão' - O 'Domingão do Faustão' completa 30 anos no ar em 26 de março de 1989. Ao longo das décadas, Fausto Silva esteve à frente de diversos momentos inusitados e polêmicos, como a exibição do "sushi erótico", em que atores degustavam a culinária japonesa disposta sobre o corpo de mulheres nuas, a apresentação de "Latininho", jovem com uma síndrome que rendeu um processo de R$ 1 milhão à Globo anos depois e até mesmo o macaco Jango, que correu atrás de Faustão com uma vassoura. Relembre esses e outros momentos inacreditáveis do programa de Faustão a seguir.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' / Globo / Estadão
Sushi erótico - Em outubro de 1997, em plena tarde de domingo, os atores Marcio Garcia, Oscar Magrini e Matheus Rocha degustavam diversas iguarias da culinária japonesa, como sushis e sashimis, que estavam dispostas sobre... o corpo de modelos nuas. A ideia obviamente não teve uma boa repercussão e o caso acabou causando bastante polêmica à época e causou o afastamento do diretor Carlos Manga da atração.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1997) / Globo / Estadão
Latininho - Em 8 de setembro de 1996, o jovem Rafael Santos, apresentado como 'Latininho' por se apresentar de forma semelhante ao cantor Latino, foi ridicularizado no 'Domingão do Faustão'. Anos depois, a Globo foi condenada a pagar R$ 1 milhão de indenização a Rafael, que tem síndrome de Seckeel, medindo 87 centímetros aos 15 anos, idade que tinha à ocasião, além de ter problemas mentais. Segundo a juíza Gisela Folly, da 21ª Vara Cível do Rio, em 2001, Faustão teria humilhado o jovem, comparando-o inclusive ao ET de Varginha. 'O Fausto não tem culpa, não sabia de nada. Alguém da produção chamou e foi para o ar', afirmou anos depois Lucimara Parisi, diretora do 'Domingão do Faustão' por muitos anos, sobre o episódio. Leia mais sobre o caso de Latininho no 'Domingão do Faustão' clicando aqui.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1999) / Globo / Estadão
'Tá pegando fogo, bicho!' - Em 1994, Faustão apresentava a "grande invenção de Marcolino Pereira, o grande filósofo do Cascais": a churrasqueira controle remoto. Porém, as coisas não saíram como o esperado e o fogo acabou tomando conta do aparato. "Tá pegando fogo, bicho!", gritou Faustão, antes que os bombeiros fossem acionados para resolver a situação.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1994) / Globo / Estadão
Resposta inesperada - Durante participação do grupo Information Society no 'Domingão do Faustão' em 2009, Faustão fez uma pergunta para o cantor Kurt Harland: "Vocês acabaram saindo nessa excursão por diversão, só que renovaram o público de vocês. Cada geração era contada pelos psiquiatras de 17 em 17 anos. Reduziu-se pra 11. Tem uma corrente que acha que a contagem deve ser de seis em seis. Conclusão: vocês vão ter que voltar a trabalhar pra valer...". A resposta não foi das mais amistosas: "Me disseram especificamente que hoje à noite eu não teria que pensar, falar, respirar ou funcionar em nenhuma capacidade razoável. Isso não é verdade?". Faustão deu risada: "Tá vendo? É verdade..."
Foto: Reprodução de 'Domingão de Faustão' (2009) / Globo / Estadão
Música de MV Bill com crítica à Globo - Durante participação no 'Domingão do Faustão' em 2004, o rapper MV Bill cantou a música 'Só Deus Pode Me Julgar', que conta com um trecho em que critica a Globo. "Pra que? Por que? Só tem paquita loira / Aqui não tem preta como apresentadora / Novela de escravo / A emissora gosta / Mostra os pretos chibatados pelas costas", cantou Bill. Faustão tentou interrompê-lo. "MV Bill! Ele faz de improviso, meu! Faz de improviso essa parte aí, é mole?!", disse, mesmo tratando-se da letra original da canção.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (2004) / Globo / Estadão
Faustão perseguido por macaco com vassoura - Por algum motivo, em 1992, alguém achou que seria uma boa ideia levar um macaco acorrentado carregando uma vassoura no palco do 'Domingão do Faustão'. "Esse é o Jango! É o chefe da limpeza!", anunciava Fausto Silva, quando o animal conseguiu se desprender do cuidador e saiu correndo pelo estúdio. Faustão, é claro, gritou e tentou correr mais do que ele. Assista ao momento em que Faustão é perseguido pelo macaco clicando aqui.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1992) / Globo / Estadão
Na Itália se fala holandês? - Você provavelmente já se deparou com o meme do Faustão dizendo "Errou!" em alguma rede social. A origem é um vídeo curioso, em que participantes de uma gincana apresentam dificuldades para acertar uma charada. O ponto alto chega quando Faustão dá seis dicas para uma das participantes: "É um país da Europa. No passado invadiu o Brasil. Terra das flores e dos moinhos de vento. Tirou o Brasil da última Copa [do Mundo de 2010]. Na final da Copa perdeu para a Espanha. Seu idioma é o holandês. Que país é esse? A resposta qual é, Vitória?!". A resposta vem em seguida: "Itália!". O correto, evidentemente, seria Holanda, mas, como bem disse Faustão, "ninguém acertou!"
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (2011) / Globo / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Em 13 de junho, ainda de forma provisória, Leifert fez sua estreia no comando dos domingos na emissora, por conta da internação do colega por uma infecção urinária. "O Faustão me deu essa missão de representá-lo hoje, mas eu não estou assim, super feliz. Estou muito honrado, mas preferia estar em casa. Preferia mil vezes estar com o Faustão aqui e eu em casa, de pijama, assistindo ao Domingão, porque o Faustão faz parte da nossa vida, da nossa família. Faustão, antes de qualquer coisa, beijo para você, toma esse antibiótico, volta logo, melhoras! Uma salva de palmas a Fausto Silva, que vai fazer muita falta hoje", pediu Leifert em seu primeiro discurso, antes da definição de que Faustão não voltaria.