Fazendo sua estreia à frente do Domingão do Faustão neste domingo, 13, Tiago Leifert revelou que a substituição foi um pedido do próprio apresentador, afastado por conta de uma infecção urinária, que não queria uma reprise no horário. Ele ainda enalteceu o dono da atração, que já anunciou que 2021 será seu último ano na Globo - A partir de janeiro do ano que vem, começa o contrato de Fausto Silva com a Band, emissora na qual já trabalhou na década de 1980, comandando o Perdidos na Noite.
"O Faustão me deu essa missão de representá-lo hoje, mas eu não estou assim, super feliz. Estou muito honrado, mas preferia estar em casa. Preferia mil vezes estar com o Faustão aqui e eu em casa, de pijama, assistindo ao Domingão, porque o Faustão faz parte da nossa vida, da nossa família. Faustão, antes de qualquer coisa, beijo para você, toma esse antibiótico, volta logo, melhoras! Uma salva de palmas a Fausto Silva, que vai fazer muita falta hoje", pediu Leifert em seu primeiro discurso.
O apresentador ainda explicou a situação aos espectadores: "Excepcionalmente, hoje, pela primeira vez em 32 anos, Domingão sem o Faustão. [Ele] teve que se tratar, se internar em um hospital, não saiu a tempo. Agora eu estou aqui. A gente até cogitou a hipótese de fazer o programa gravado, ter uma reprise para vocês, mas o Faustão não quis, fez questão que vocês tivessem um capítulo inédito da Super Dança dos Famosos que tá rolando. O pessoal treinou a semana inteira e seria uma grande decepção não estar aqui".
"Vida que segue", completou Leifert antes de dar prosseguimento normal à atração. A decisão da substituição foi anunciada pela Globo na última quinta-feira, 10, quando o apresentador de 71 anos precisou ser internado em um hospital. Confira um trecho da apresentação abaixo:
Tiago também buscou dar sua cara ao programa. Em determinado momento, conversou sobre videogames com Antonio Fagundes, um dos jurados da Super Dança dos Famosos, que revelou ter o costume de jogar Last of Us nos últimos tempos. Posteriormente, o apresentador do Zero1 também citou o game Fortnite. Em outro momento, nomeou alguns jornalistas e influenciadores digitais após o retorno de um intervalo comercial: "Especialmente para Chico Barney, o Fefito, toda a galera que fica me detonando, a Gina Indelicada, Rainha Matos e a Sonia Abrão. Me põe no tapete amanhã, Sonia Abrão, em nome de Jesus!"
A Globo ainda não anunciou oficialmente quem vai apresentar o Domingão em seu lugar, ainda que o nome de Luciano Huck, atualmente aos sábados da emissora, seja bastante especulado. Por enquanto, Leifert assume a função somente enquanto o colega está se recuperando, e segue como apresentador do BBB em 2022.
Momentos bizarros e polêmicos do 'Domingão do Faustão' - O 'Domingão do Faustão' completa 30 anos no ar em 26 de março de 1989. Ao longo das décadas, Fausto Silva esteve à frente de diversos momentos inusitados e polêmicos, como a exibição do "sushi erótico", em que atores degustavam a culinária japonesa disposta sobre o corpo de mulheres nuas, a apresentação de "Latininho", jovem com uma síndrome que rendeu um processo de R$ 1 milhão à Globo anos depois e até mesmo o macaco Jango, que correu atrás de Faustão com uma vassoura. Relembre esses e outros momentos inacreditáveis do programa de Faustão a seguir.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' / Globo / Estadão
Sushi erótico - Em outubro de 1997, em plena tarde de domingo, os atores Marcio Garcia, Oscar Magrini e Matheus Rocha degustavam diversas iguarias da culinária japonesa, como sushis e sashimis, que estavam dispostas sobre... o corpo de modelos nuas. A ideia obviamente não teve uma boa repercussão e o caso acabou causando bastante polêmica à época e causou o afastamento do diretor Carlos Manga da atração.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1997) / Globo / Estadão
Latininho - Em 8 de setembro de 1996, o jovem Rafael Santos, apresentado como 'Latininho' por se apresentar de forma semelhante ao cantor Latino, foi ridicularizado no 'Domingão do Faustão'. Anos depois, a Globo foi condenada a pagar R$ 1 milhão de indenização a Rafael, que tem síndrome de Seckeel, medindo 87 centímetros aos 15 anos, idade que tinha à ocasião, além de ter problemas mentais. Segundo a juíza Gisela Folly, da 21ª Vara Cível do Rio, em 2001, Faustão teria humilhado o jovem, comparando-o inclusive ao ET de Varginha. 'O Fausto não tem culpa, não sabia de nada. Alguém da produção chamou e foi para o ar', afirmou anos depois Lucimara Parisi, diretora do 'Domingão do Faustão' por muitos anos, sobre o episódio. Leia mais sobre o caso de Latininho no 'Domingão do Faustão' clicando aqui.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1999) / Globo / Estadão
'Tá pegando fogo, bicho!' - Em 1994, Faustão apresentava a "grande invenção de Marcolino Pereira, o grande filósofo do Cascais": a churrasqueira controle remoto. Porém, as coisas não saíram como o esperado e o fogo acabou tomando conta do aparato. "Tá pegando fogo, bicho!", gritou Faustão, antes que os bombeiros fossem acionados para resolver a situação.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1994) / Globo / Estadão
Resposta inesperada - Durante participação do grupo Information Society no 'Domingão do Faustão' em 2009, Faustão fez uma pergunta para o cantor Kurt Harland: "Vocês acabaram saindo nessa excursão por diversão, só que renovaram o público de vocês. Cada geração era contada pelos psiquiatras de 17 em 17 anos. Reduziu-se pra 11. Tem uma corrente que acha que a contagem deve ser de seis em seis. Conclusão: vocês vão ter que voltar a trabalhar pra valer...". A resposta não foi das mais amistosas: "Me disseram especificamente que hoje à noite eu não teria que pensar, falar, respirar ou funcionar em nenhuma capacidade razoável. Isso não é verdade?". Faustão deu risada: "Tá vendo? É verdade..."
Foto: Reprodução de 'Domingão de Faustão' (2009) / Globo / Estadão
Música de MV Bill com crítica à Globo - Durante participação no 'Domingão do Faustão' em 2004, o rapper MV Bill cantou a música 'Só Deus Pode Me Julgar', que conta com um trecho em que critica a Globo. "Pra que? Por que? Só tem paquita loira / Aqui não tem preta como apresentadora / Novela de escravo / A emissora gosta / Mostra os pretos chibatados pelas costas", cantou Bill. Faustão tentou interrompê-lo. "MV Bill! Ele faz de improviso, meu! Faz de improviso essa parte aí, é mole?!", disse, mesmo tratando-se da letra original da canção.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (2004) / Globo / Estadão
Faustão perseguido por macaco com vassoura - Por algum motivo, em 1992, alguém achou que seria uma boa ideia levar um macaco acorrentado carregando uma vassoura no palco do 'Domingão do Faustão'. "Esse é o Jango! É o chefe da limpeza!", anunciava Fausto Silva, quando o animal conseguiu se desprender do cuidador e saiu correndo pelo estúdio. Faustão, é claro, gritou e tentou correr mais do que ele. Assista ao momento em que Faustão é perseguido pelo macaco clicando aqui.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1992) / Globo / Estadão
Na Itália se fala holandês? - Você provavelmente já se deparou com o meme do Faustão dizendo "Errou!" em alguma rede social. A origem é um vídeo curioso, em que participantes de uma gincana apresentam dificuldades para acertar uma charada. O ponto alto chega quando Faustão dá seis dicas para uma das participantes: "É um país da Europa. No passado invadiu o Brasil. Terra das flores e dos moinhos de vento. Tirou o Brasil da última Copa [do Mundo de 2010]. Na final da Copa perdeu para a Espanha. Seu idioma é o holandês. Que país é esse? A resposta qual é, Vitória?!". A resposta vem em seguida: "Itália!". O correto, evidentemente, seria Holanda, mas, como bem disse Faustão, "ninguém acertou!"
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (2011) / Globo / Estadão