Maioria das brasileiras troca as novelas por telejornais
GfK aponta mudança no comportamento das telespectadoras que antes eram fiéis noveleiras
Levantamento realizado pela GfK nos três últimos meses de 2016 revela que as mulheres das regiões Sudeste e Sul são as que menos assistem às novelas. A preferência é por jornalismo e depois filmes, deixando a teledramaturgia em terceiro lugar.
No Centro-Oeste, a maioria das telespectadoras também prefere assistir às notícias. Mas a novela aparece como segunda opção e, em seguida, longas exibidos na TV.
Já no Norte e no Nordeste, as novelas ainda têm mais força entre o público feminino. Na segunda posição, o jornalismo; em terceiro, filmes.
A mesma pesquisa da GfK, concorrente do Ibope, indica que as mulheres lideram o consumo de TV no Brasil. No derradeiro trimestre do ano passado, 98% das brasileiras assistiram a pelo menos 1 minuto de televisão.
“O público feminino ficou, em média, 7 horas e 38 minutos em frente à TV. O período noturno, das seis da tarde à meia-noite, é o que tem o maior índice de permanência, com 62% nesta faixa horária”, explica Fernanda Muradas, Diretora Comercial, de Marketing e Client Services da divisão de Media Measurement da GfK no Brasil.
Em Manaus (AM), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ), o consumo de TV por mulheres é acima da média, com 8 horas diárias.
Vale a pena citar outro estudo recentemente feito pelo GfK, relacionado à idade dos telespectadores. Concluiu-se que as pessoas com mais de 60 anos passam mais tempo diante do aparelho de televisão do que as de outras faixas etárias.
Entre homens e mulheres idosos, a preferência geral é por novela, jornalismo e filme. Metade deles vê TV sozinha, sem nenhuma companhia, especialmente de manhã e na madrugada.