Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais demissões na CNN Brasil geram dúvida sobre linha editorial da emissora

Inicialmente visto como pró-Bolsonaro, canal adotou discurso crítico ao presidente e agora passa por profunda reformulação

6 dez 2022 - 08h28
Compartilhar
Exibir comentários

A demissão dos diretores de jornalismo João Beltrão e Valentina Menezes ampliou a tensão e a incerteza nos corredores da CNN Brasil, na Av. Paulista.

O duplo desligamento acontece após mudanças profundas precipitadas pela saída da CEO Renata Afonso e a chegada do novo presidente-executivo João Camargo.

Entre apresentadores, repórteres, correspondentes, colunistas, profissionais da redação e técnicos, o número de demitidos passa de 100.

A dispensa da cúpula do jornalismo, responsável por imprimir a linha editorial, sinaliza que a emissora poderá adotar um novo tom na cobertura da política e da economia.

Hoje, a CNN Brasil é vista como crítica de Jair Bolsonaro e do discurso radicalizado da direita.

Ainda que seja apoiador declarado do atual presidente, o dono da TV, o empresário bilionário Rubens Menin, deu liberdade a seus subordinados, que optaram por uma linha editorial progressista, semelhante à da GloboNews.

Âncoras como William Waack, Márcio Gomes e Rafael Colombo são contundentes contra o negacionismo da ciência, as ameaças à democracia e o autoritarismo institucionalizado.

Esse jornalismo coerente não repercutiu no Ibope. Lançada em março de 2020, a CNN Brasil foi superada em audiência pela bolsonarista Jovem Pan News, inaugurada em outubro de 2021.

O tsunami produzido por João Camargo suscita dúvidas: o canal vai dar uma guinada à direita a fim de atrair o público da concorrente mais próxima? Qual tom adotará na cobertura do governo Lula?

Mais da metade dos jornalistas da foto, tirada no lançamento do canal, foi demitida ou pediu para sair
Mais da metade dos jornalistas da foto, tirada no lançamento do canal, foi demitida ou pediu para sair
Foto: Reprodução

Como o Sala de TV afirmou anteriormente, a CNN Brasil é o canal de notícias com maior pluralidade. Há o necessário confronto de ideias diante das câmeras - e sempre feito de maneira civilizada, em respeito ao telespectador.

Enquanto isso, na GloboNews, quase todos os apresentadores e comentaristas exprimem a mesma visão sobre os fatos, sem o efetivo debate das questões levadas ao ar. Chega a ser monótono.

Na Jovem Pan News, os jornalistas de pensamento progressista são frequentemente humilhados por alguns colegas extremistas que defendem a direita. Há espaço para o sensacionalismo.

Por isso, a atenção do meio televisivo agora está voltada para o todo-poderoso João Camargo. Para onde ele quer levar a CNN Brasil?

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade