Malhação, 20 anos: veja 20 sucessos e 20 fracassos da novela
Temporada comemorativa estreia em agosto parar marcar aniversário de laboratório de atores da Globo, que nem sempre deu certo
A novela teen Malhação completa 20 anos em 2015. É tanto tempo que nem de novela o pessoal chama mais. Em 22 temporadas, a trama acabou se tornando o laboratório (ou cemitério, em alguns casos) para a formação de atores globais, uma vez que nomes de sucesso, como Luigi Baricelli, André Marques, Cauã Reymond, Giovanna Antonelli e Sophie Charlotte, participaram dela.
Siga Terra Diversão no Twitter
Mas como nem tudo que reluz é ouro, também tivemos alguns atores que não vingaram. Abaixo, relembre 20 nomes de sucesso e 20 fracassos que surgiram na série adolescente desde 1995.
OS SUCESSOS
1. Giovanna Antonelli: Malhação não foi exatamente a primeira vez na TV da ex-angelicat, mas foi lá que ela ganhou destaque. Giovanna esteve na trama em 1999 e, no ano seguinte, interpretou Capitu em Laços de Família.
2. Luigi Baricelli: assim como Giovanna, Luigi não estreou a vida na TV em Malhação, mas ficou lá por dois anos, entre 1995 e 1997 e, mesmo não tendo uma carreira tão rica na teledramaturgia, conseguiu se destacar em novelas como Laços de Família e produções como Brava Gente e O Profeta, além de se descobrir como apresentador.
3. Luana Piovani: a atriz foi Patrícia na temporada de 1997, que teve até participação especial do Bon Jovi. A novela serviu como uma rampa para Luana se tornar uma das atrizes que mais trabalharam na TV e no cinema brasileiro na década passada.
4. André Marques: eterno Mocotó, André também não possui das carreiras mais brilhantes como ator, mas sua atuação em Malhação é uma das coisas que fizeram da série o que ela é nos dias de hoje. O ex-gordinho ficou quatro anos no folhetim, voltando em 2012 para uma participação especial.
5. Rodrigo Faro: o "melhor do Brasil" esteve em Malhação em 1998 e se destacou pelo "rostinho de galã", fazendo boas participações em novelas, em especial, da faixa das 18h/19h, aquelas engraçadinhas. Dez anos depois de Malhação, foi parar na Record e se consagrou como apresentador de programa de auditório.
6. Débora Falabella: Malhação foi o primeiro trabalho de Débora na televisão, em 1998. Três anos depois, atuou em O Clone como Mel, personagem que mudou sua vida. Foi um dos maiores destaques da história da produção.
7. Priscila Fantin: a Tatiana da sétima temporada, em 2001, é até hoje um dos grandes papéis da carreira de Priscila, que fez uma série de boas novelas, como Chocolate com Pimenta, nos anos seguintes.
8. Cauã Reymond: quem não lembra do Maumau? O surfista entrou na história na 9ª temporada, em 2002. Foi o primeiro trabalho de Cauã na televisão, que serviu como o ponto de partida de uma brilhante carreira na teledramaturgia.
9. Henri Castelli: antes de chegar na série, Henri já havia trabalhado em algumas novelas, como Hilda Furacão, em 1998. Mas o papel em Malhação foi o primeiro como protagonista, que o fez conquistar os corações das adolescentes da época, e até hoje é assim.
10. Danielle Suzuki: mal sabem vocês, mas a estreia de Dani em Malhação não foi como a japinha charmosa Miyuki, na 10ª temporada de 2003. Mas sim como Lúcia, em participação discreta em 2001. Bom, tanto faz, ela marcou mesmo como Miyuki, se tornando a protagonista daquela temporada e até figurando no CD da trilha sonora internacional da série em 2004. Eu tenho essa relíquia em casa até hoje.
11. Marjorie Estiano: Malhação não serviu para Marjorie se revelar somente como atriz, mas como cantora também. A baixista da Vagabanda fez relativo sucesso na carreira musical depois de participar da 11ª temporada da novela teen, entre 2004 e 2005. Como atriz, seu último trabalho foi em Império, como Cora, e sua presença no horário nobre da telinha já é bastante frequente.
12. Fernanda Vasconcellos: a Tina da 12ª temporada, que entrou no ar em 2005, foi o primeiro papel de Fernanda na televisão. É verdade que ela poucas vezes conseguiu romper a barreira entre o horário das 19h e o das 21h, mas a atriz faz sucesso nessa faixa mais light das novelas. E quem sabe no futuro? Ela ainda é jovem, tem apenas 30 anos.
13. José Loreto: demorou para o José Loreto se firmar nas novelas globais e até uma passagem pela Record rolou nesse tempo. O Marcão, personagem da mesma temporada da Tina, não é o grande destaque de sua carreira, que quase foi para o vinagre, mas serviu como uma maneira de o ator aparecer para o grande público.
14. Thaila Ayala: a Marcela da 14ª temporada, em 2007, serviu como uma maneira de Thaila Ayala aparecer para o mundo. É verdade que ela já tinha feito algumas novelas antes, como Cobras e Lagartos e Pé na Jaca, mas sua participação em Malhação foi tão boa que, dois anos depois, ela estava em uma novela das 21h, Caminho das Índias.
15. Rômulo Neto: na mesma temporada, o namorado de Cléo Pires vivia André, par de Marcela. A carreira de Rômulo também deu uma patinada, e ele chegou a fazer Bela, A Feia, na Record. Mas voltou para a Globo e se consagrou como Robertão, em Império.
16. Nathalia Dill: a 15ª temporada de Malhação foi a mais longa, ficando no ar entre outubro de 2007 e janeiro de 2009. Uma série de atores foram revelados nesse tempo. Entre eles, Nathalia Dill, que vivia Débora, uma vilã ciumenta e recalcada que tentava separar o casal 20 daquela história, formado por Angelina e Gustavo.
17. Sophie Charlotte: a Angelina, aliás, era interpretada por Sophie, que veio a se tornar uma peça chave no time de estrelas do Projac. Ela está no ar no horário nobre atualmente, em Babilônia, como Alice.
18. Caio Castro: outra revelação daquele ano foi Caio Castro. Um dos galãs mais utilizados com esse título pela Globo, Caio viveu Bruno, papel que o colocou em destaque para atuar em duas novelas das 21h, Fina Estampa e Amor à Vida, e outras produções nos anos seguintes.
19. Fiuk: na 17ª temporada, que estreou em 2009, o cantor e ator Fiuk, filho de Fábio Jr., era o grande protagonista, conquistando os corações adolescentes dos espectadores. Malhação ID lhe deu um bom destaque, que o ajudou no sucesso de sua antiga banda, Hori. Na TV, trabalhou em novelas como Guerra dos Sexo e Aquele Beijo nos anos seguintes.
20. Bruno Gissoni: na 18ª temporada, que estreou em 2010, o galã foi Pedro, vivido por Bruno Gissoni. O papel lhe rendeu bons frutos, e presença garantida em três novelas do horário nobre nos anos seguintes: Avenida Brasil, Em Família e a atual Babilônia.
OS FRACASSOS
1. Cláudio Heinrich: Cláudio viveu Dado da primeira à terceira temporada. Um dos protagonistas dos "anos dourados" de Malhação, sua carreira tinha tudo para decolar, mas acabou freando em Uga-Uga (2000), seu último trabalho de destaque na Globo. Foi para a Record, onde fez novelas como Mutantes, Bela, A Feia e Vidas em Jogo.
2. Fernanda Rodrigues: o vai, não vai da atriz em novelas já dura 20 anos. Desde que apareceu com maior destaque na primeira temporada de Malhação, Fernanda ficou entre bons papéis, como em Aquarela do Brasil e Brava Gente, e atuações questionáveis, como em Negócio da China. Atualmente, ela apresenta um programa de festas infantis (?) no GNT, o Fazenda a Festa.
3. Dado Dolabella: é possível que Dado seja um dos grandes arrependimentos dos criadores de Malhação. O ator foi Robson na 8ª temporada, em 2001, e seu maior trabalho na TV foi na primeira temporada do reality show A Fazenda, o qual ele ganhou.
4. Iran Malfitano: onde foi parar Iran, minha gente? O ator foi Guilherme na Malhação de 2001 e esse talvez tenha sido seu principal trabalho na TV. Ele chegou a trabalhar até na RedeTV!, na série Donas de Casa Desesperadas, e atualmente participa do elenco de Os Dez Mandamentos, na Record.
5. Rafaela Mandelli: a atriz formou o casal Nanda e Gui na mesma temporada de Iran. Depois, até fez alguns trabalhos de destaque, como em Kubanacan, mas a carreira não vingou. Sua última atuação foi em Vitória, da Record.
6. Sérgio Hondjakoff: a carreira de Sérgio começou quase 10 anos antes dele surgir em Malhação como Cabeção, nos anos 2000. Foram cinco anos de participação na novela teen, até que chegava a hora de tentar sucesso nas novelas globais. Não rolou e hoje Sérgio está na lista de atores "procurados".
7. Manuela do Monte: a atriz viveu Luísa, par de Victor, personagem de Sérgio Marone, na 10ª temporada, em 2003. Sua carreira simplesmente não decolou, e quase ninguém se lembra de sua personagem. Recentemente, Manuela esteve na nova versão de Chiquititas, do SBT, que acabou neste ano.
8. Guilherme Berenger: o líder da Vagabanda e par de Natasha Gustavo era a grande aposta da Globo na 11ª temporada de Malhação, em 2004, mas não vingou. Guilherme pouco fez na dramaturgia e virou até apresentador do Globo Ecologia, em 2006. Seu último trabalho foi em Milagres de Jesus, da Record.
9. Joana Balaguer: Jaque na 12ª temporada, em 2005, Joana foi outra atriz que não se firmou na televisão. Depois de sair de Malhação, ficou mais de dois anos na geladeira, até que foi chamada para a Dança dos Famosos, em 2008. Estreou na Record em Sansão e Dalia, novela de 2011, e não trabalha em teledramaturgia desde 2012.
10. Gabriel Wainer: o vilão da 13ª temporada, em 2006, foi Edu, vivido por Gabriel Wainer, que não vingou. A atuação não lhe rendeu muitos frutos e seu último trabalho na TV foi também sua grande chance. Em Passione, de 2010.
11. Luiza Valdetaro: a atriz fez o caminho inverso da maioria. Surgiu em Celebridade, novela do horário nobre em 2003. Foi para Malhação também na 13ª temporada. Sua carreira sempre ficou nesse vai, não vai e seu último trabalho na TV foi em Joia Rara, de 2013.
12. Marcos Pitombo: a carreira de ator global de Marcos começou em Malhação de 2006, mas praticamente acabou lá também. Ele foi para a Record no ar seguinte, e lá ficou até este ano, onde voltou a ganhar uma chance na Globo como Iuri, em Babilônia.
13. Juliana Didone: desde que atuou na 11ª temporada de Malhação, Juliana ficou passeando entre Globo e Record, mas nunca se firmou. Atualmente, ela integra o elenco de Os Dez Mandamentos, na emissora de Edir Macedo.
14. Kaian Raia: o sobrinho de Cláudia Raia atuou na 10ª temporada de Malhação, em 2003, aos 11 anos, mas sua carreira ficou por lá mesmo. Totalmente fora da TV atualmente, o rapaz estuda cinema e tem dedicado seu tempo para aprender a trabalhar atrás das câmeras.
15. Miguel Thiré: a primeira aparição de Miguel em Malhação foi nos anos 2000, como Jacaré, mas não vingou. O ator teve uma segunda chance em 2002, como Charles, e as coisas melhoraram. Mas Miguel é outro que não conseguiu se firmar na carreira, entre idas e vindas de Record e Globo, trabalhou pela última vez em Em Família, de 2014.
16. Bianca Castanho: Bianca foi Valéria na 8ª temporada, mas sua carreira como atriz não vingou como o esperado. Ela fez algumas atuações importantes, como em O Beijo do Vampiro, mas deixou a Globo no ano seguinte.
17. Ludmila Dayer: Ludmila é outra que teve duas chances em Malhação. A primeira foi logo na estreia, em 1995, como Taty. A segunda foi nos anos 2000, como a protagonista Joana. Apesar de ter tido a chance de trabalhar no horário nobre em Senhora do Destino, a atriz não conseguiu ter muito sucesso na TV brasileira.
18. Mário Frias: na sexta temporada, em 2009, Mário Frias viveu Ivan e fez sucesso, que não vingou como esperado. O ator voltou a atuar em Malhação na atual temporada, como o professor Renê, mas também não vingou. Nesse meio tempo, chegou até a ser apresentador de game show, o inusitado O Último Passageiro, da RedeTV!, que nunca fez muito sentido na minha cabeça.
19. Bruno Gradim: o ator fez o divertido Barrão na 5ª temporada, em 1998, mas sua carreira nunca conseguiu deixar essa etapa da vida para trás. Voltou para a série teen mais duas vezes, em 2006, como Verme, e em 2011, como Ruy. Melhor que nada, né?
20. Juliana Baroni: Juliana foi a charmosa Cacau na mesma temporada que Bruno. Seus trabalhos na TV se resumem, praticamente, em participações especiais em séries como A Grande Família e Cilada. Atualmente, ela está no elenco de Cúmplices de Um Resgate, que estreia em agosto no SBT.