Marcelo Bratke e Thiago Soares juntos em ‘Sumaúma’
Premiado pianista e renomado bailarino se apresentam em espetáculo sobre a ligação do ser humano com a natureza
Quando música e dança se unem, o resultado é poesia audiovisual. Dois grandes artistas brasileiros decidiram conectar suas artes. O primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, Thiago Soares, e o consagrado pianista Marcelo Bratke fazem curta temporada do espetáculo ‘Sumaúma’ em São Paulo.
O título indígena refere-se à maior árvore da floresta amazônica. Acredita-se que possua poderes mágicos. Suas raízes são usadas como instrumento de percussão para a comunicação entre membros das tribos.
Ao piano, Bratke executa músicas de Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth, compositores brasileiros respeitados internacionalmente. Enquanto isso, Soares mostra o impacto das melodias no corpo humano por meio de coreografia visceral. Há participação especial da bailarina Aurora Dickie, solista do Staatsballett de Berlim.
‘Sumaúma’ propõe oferecer à plateia o “DNA da música e da dança dentro do contexto da diversidade cultural brasileira”. No espetáculo, o homem contemporâneo (simbolizado por Thiago Soares) desperta da letargia imposta pelo cotidiano em uma floresta imaginária, representada pelos sons do piano de Marcelo Bratke. O humano volta a se sentir parte da natureza. Temática relevante em um momento de tamanho distanciamento das pessoas em relação à sua própria essência.
Na era do individualismo extremo e da superficialidade das relações virtuais, um espetáculo como ‘Sumaúma’ ressalta o poder da arte para suscitar a conexão do homem consigo mesmo. A música e a dança se tornam instrumentos políticos para transmitir uma mensagem valiosa: precisamos olhar mais para dentro de nós mesmos a fim de reaprendermos a contemplar a beleza do mundo.
O paulistano Marcelo Bratke já se apresentou em algumas das mais prestigiadas salas de concerto do planeta. Entre elas, o Carnegie Hall, em Nova York, e o Queen Elizabeth Hall, de Londres. Em 2008, fundou a Camerata Brasil, uma orquestra formada por jovens vindos de regiões carentes. Com eles, realizou mais de 300 concertos pelo Brasil, Argentina, Japão, Reino Unido, Sérvia, Coréia de Sul, Holanda e Estados Unidos.
Carioca, Thiago Soares já dançou o papel principal masculino de várias montagens de balés clássicos, como ‘O Lago dos Cisnes’, ‘O Quebra-Nozes’ e ‘Romeu e Julieta’. Como convidado especial, teve passagem pelos Teatro Alla Scalla di Milano, Teatro de La Plata, na Argentina, e o Bolshoi, em Moscou.
Ver dois artistas brasileiros aplaudidos mundo afora juntos no mesmo palco é uma oportunidade rara e memorável.
...
‘Sumaúma’, com Marcelo Bratke e Thiago Soares – Teatro Sérgio Cardoso, Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo (SP). Hoje (sexta, 27) às 20h30; sábado (28) às 21h; e domingo (29), às 18h. Informações: (11) 3288-0136.