Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Marcus Montenegro marca 40 anos de carreira com biografia: 'Equilíbrio'

Em entrevista à CARAS Brasil, o empresário artístico Marcus Montenegro revela que lançará biografia comemorativa e avalia o atual mercado televisivo

23 abr 2025 - 15h48
Compartilhar
Exibir comentários
Marcus Montenegro se prepara para lançar biografia que marca 40 anos de carreira
Marcus Montenegro se prepara para lançar biografia que marca 40 anos de carreira
Foto: Divulgação / Caras Brasil

Há quase 40 anos no mercado televisivo, o empresário artístico Marcus Montenegro acompanhou as grandes mudanças que chegaram à televisão nas últimas décadas e segue como uma das grandes referências do meio audiovisual nacional. Em entrevista à CARAS Brasil, o artista comenta sobre o lançamento de autobiografia comemorativa que marca os 40 anos de carreira: "Equilíbrio", afirma.

Trajetória de décadas

Agenciador de talentos e analista atento das transformações no meio artístico, Marcus Montenegro se prepara para lançar sua biografia de comemoração aos 40 anos de carreira. A estreia será em fevereiro de 2027 e marca a assinatura do autor — que já tem no currículo a obra Ser Artista — com a editora HarperCollins.

Ainda sem título divulgado, a biografia promete reunir bastidores emocionantes, histórias marcantes e reflexões sobre os desafios e aprendizados acumulados ao longo de quatro décadas. Mais do que uma comemoração pessoal, o livro será uma celebração de um legado coletivo: "Será a celebração de um legado construtivo, inspirador e de grande importância".

Marcus Montenegro acompanhou o surgimento de gerações de atores, testemunhou a transição entre eras da televisão e participou ativamente de debates fundamentais sobre representatividade, renovação e resistência no meio artístico.

Etarismo no meio artístico

Em tantos anos de carreira, uma das bandeiras de maior destaque carregadas pelo artista é a luta contra o etarismo. Antes de o termo entrar no vocabulário das discussões sociais mais amplas, Marcus já chamava a atenção para o apagamento progressivo de artistas veteranos nas telenovelas.

Desde 2016, quando o streaming ainda engatinhava no Brasil, ele percebeu que os atores mais experientes estavam sendo cada vez mais deixados de lado — não por falta de talento, mas por decisões que priorizavam juventude e visibilidade digital.

"Antigamente, você tinha numa novela 25 bons personagens veteranos. Hoje, quando vêm cinco, dez, é muito. Fico muito feliz de ter sido o grande pioneiro desse movimento, que não só percebi como luto há dez anos por essa causa, que é muito importante e que está tomando uma adesão nacional e um apoio coletivo de toda a categoria", declara.

Com a chegada da era digital, o artista destaca que a televisão buscou novas estratégias para se aproximar de públicos mais jovens — uma delas foi apostar em influenciadores digitais como protagonistas ou coadjuvantes em novelas e séries. Para Montenegro, essa movimentação foi precipitada e desrespeitosa com a essência do formato televisivo. "O público das novelas sempre foi o público mais velho", alerta.

Futuro da televisão

Apesar das críticas, o autor se mostra otimista. Para ele, o debate sobre o papel dos veteranos nas tramas já saiu dos bastidores e ganhou força coletiva — e a biografia será, portanto, um caminho para celebrar o passado e repensar o futuro da televisão brasileira. "A diversidade com etarismo não é diversidade", resume ele.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE MARCUS MONTENEGRO: 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Marcus Montenegro-CEO (@montenegrotalentsoficial)

Caras Brasil Caras Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade