'Maria do Bairro', 'A Usurpadora' e 'Fatmagul': relembre os 40 anos de novelas gringas no Brasil
Desde os anos 1980, o brasileiro se encanta e acompanha folhetins estrangeiros pela televisão
O caso de amor do brasileiro com as telenovelas estrangeiras é antigo. A primeira delas foi o melodrama mexicano Os ricos também choram, exibida pelo SBT em 1982. Nos últimos 40 anos, a emissora, além de novelas mexicanas, as mais presentes na grade do SBT, também foi responsável por levar aos lares brasileiros, produções venezuelanas, colombianas, chilenas e argentinas.
Mas o SBT não é o único canal de televisão a importar produções gringas. Band, Gazeta, CNT, TV Brasil e a extinta Rede Manchete também trouxeram para cá telenovelas que fizeram sucesso em seus países de origem e foram retransmitidas por aqui. Chispita, Carrossel, Maria do Bairro, A Usurpardora (todas mexicanas), Betty, A Feia (Colômbia), Isa TKM (Venezuela), e Fatmagül - A Força do Amor (Turquia) são alguns exemplos.
Relembre algumas novelas gringas que foram exibidas no Brasil nos últimos 40 anos:
Os Ricos Também Choram (SBT, 1982, mexicana)
Conta a história de vida de Mariana Villarica, uma jovem de rancho que cresce como uma selvagem. Quando seu pai morre decide ir à capital, onde é ajudada pelo milionário Don Alberto Santesteban. Este a leva a sua mansão (contra a vontade de sua esposa) onde Mariana será educada e melhorará seus modos.]
Chispita (SBT, 1984, mexicana)
Acompanha a vida de Isabel, uma menina carinhosa e carismática, que todos a chamam Chispita. Ela vive em um colégio de freiras, junto com a sua avó, que trabalha como cozinheira no mesmo lugar, que morre sem lhe revelar que ela não é órfã. Após a morte da avó uma nova cozinheira é contratada, por coincidência do destino, a verdadeira mãe de Chispita.
Carrossel (SBT, 1991, mexicana)
A novela infantil acompanha uma turma de estudantes da segunda série que se descobrem juntos as belezas e tristezas da vida, buscando resolver seus problemas também juntos. Para isso, eles contam com a ajuda da doce professora Helena.
Topázio (SBT, 1992, venezuelana)
Conta a história de Topázio, uma menina cega que se apaixona pelo filho de uma família rica sem saber que eles foram trocados ao nascerem. Enquanto o menino foi criado com luxo, a menina, que nasceu cega porque sua mãe teve sarampo durante a gravidez, vive em uma fazenda e cresce sem estudos. Anos mais tarde, o SBT fez uma versão brasileira com a atriz Bianca Castanho.
O Magnata (Rede Gazeta/Rede OM-CNT, 1992, americana)
A história gira em torno de um triângulo amoroso formado por Rodrigo Valverde, Teresa e Gonzalo Santillán. Rodrigo é um homem sedento por poder, que casa com uma senhora rica a fim de ficar rico. A novela escrita por Manoel Carlos como um remake da novela brasileira Novo Amor, exibida na Manchete.
A Usurpadora (SBT, 1999, mexicana)
Um dos maiores sucessos do SBT, A Usurpadora conta a história das irmãs gêmeas Paola e Paulina, que foram criadas separadas e sem o conhecimento da existência uma da outra. Um dia, quando o destino as une novamente, Paola aproveita a descoberta para resolver seus problemas de uma maneira perversa.
Maria do Bairro (SBT, 1997, mexicana)
Quando a madrinha da jovem Maria morre, a catadora de lixo Cacilda pede ao padre Honório que encontre uma família que possa cuidar de sua afilhada. A menina é acolhida na mansão do milionário Fernando de la Vega, que promete educá-la. Na casa, a menina desperta o interesse do filho mais velho de Fernando, mas o desprezo de sua esposa, a megera Vitória, além do ciúme de Soraya, que sonha em se casar com o jovem rico.
Betty, a Feia (Rede TV, 2002, colombiana)
Betty é uma economista que sempre sofreu com sua aparência, que a fazia perder oportunidades de emprego como economista. Frustrada, ela se candidata a uma vaga de secretária numa empresa de moda presidida por um mulherengo. Betty se apaixona por seu novo chefe, que depois de usar a menina para se livrar de problemas financeiros e com a esposa, começa a gostar da menina, apesar de estar enrolado por tantas mentiras.
Rubi (SBT, 2004, mexicana)
Conta a história de uma jovem ambiciosa que trai sua amiga, casando-se com o namorado dela por dinheiro. No entanto, Rubi não consegue ser feliz por guardar em seu coração o amor que sente por Alessandro, um jovem estudante de medicina, cuja família é pobre.
Isa TKM (Band, 2009, venezuelana)
A novela infanto-juvenil acompanha a menina Isabela Pasqualli, de 15 anos, que enfrenta os típicos problemas da idade, como o primeiro amor, além dos conflitos familiares como a descoberta de ser adotada e a busca por seus pais verdadeiros. A novela aborda ainda assuntos como o bulliyng, gordofobia, autoestima, alcoolismo, valor da amizade e outros temas do universo adolescente.
Fatmagül - A Força do Amor (Band, 2015, turca)
Conta a história de Fatmagül, uma jovem bela e humilde de uma cidade da Turquia, que trabalha na fazenda do seu irmão Rahmi e está prometida a Mustafá, um jovem pescador com quem sonha em se casar. Durante uma festa, ela conhece Kerim Ilgaz, que se apaixona por ela à primeira vista. Depois do evento, Kerim e outros três amigos bêbados encontram Fatmagül no meio da estrada e a violentam. A história se desenrola com tramas de paixão e vingança em que a força do amor será capaz de trazer a felicidade de volta à vida da protagonista.