‘MasterChef’ escala influenciadores pop para tentar reverter crise de audiência
Mesmo com fuga de público, reality gastronômico da Band repercute mais do que os concorrentes de Globo e Record
Começa nesta terça-feira (28) a 11ª temporada do ‘MasterChef Brasil’. A nova edição com cozinheiros amadores terá menos chefs convidados e mais influenciadores em aparições especiais.
Entre eles, alguns dos mais populares no Instagram e YouTube, como Carlinhos Maia e Gkay. Estão na lista também Blogueirinha, Jon Vlogs, Rafa Chalub (Esse Menino), Álvaro, Lucas Rangel, Irmãos Natu, Vittor Fernando, Edelson Ribeiro (Sobrevivente), Juju Salimeni e Nicole Bahls.
Poucas webcelebridades de gastronomia darão a cara. Destaque para o cozinheiro de ascendência coreana Arthur Paek, com 4 milhões de seguidores no Instagram. Em março, ele postou um vídeo preparando uma receita com a chef Helena Rizzo, uma das juradas do ‘MasterChef’.
A escalação de tantos famosos do universo digital sinaliza a busca da Band por maior engajamento nas redes sociais para tentar atrair mais público para a frente da TV. Nos últimos anos, o reality gastronômico sofreu queda relevante na audiência aferida pela Kantar Ibope.
A edição passada teve média de 2.1 pontos, a segunda mais baixa em 10 anos do programa, menos da metade do índice da primeira temporada (4.4 pontos) em 2014. O melhor desempenho foi conquistado pelo ‘MasterChef 2’, com 7.1 pontos de média.
Assim como outros realities de sucesso, a atração enfrenta dificuldade de se reinventar já que está atrelada a um formato rígido. Resta tentar chamar mais atenção com personalidades midiáticas capazes de mobilizar milhões de pessoas com um simples Story.
Ainda que visto por menos gente, o ‘MasterChef’ continua a ser um sucesso comercial, atraindo grandes anunciantes, e nenhum outro talent show gastronômico o superou na TV aberta.
O ‘Mestre do Sabor’, na Globo, parou na terceira temporada por desinteresse do mercado publicitário. Na Record, o ‘Top Chef’ já teve quatro edições, porém, sem grande repercussão.