Morte do ator Jeff Machado serve de alerta aos iludidos com fama rápida na TV
Golpes enganam quem sonha com o estrelato enquanto alguns artistas usam as redes sociais para chegar à TV
“O sucesso deve ser uma consequência, não um objetivo”, escreveu o francês Gustave Flaubert. A reflexão se redimensiona a partir da morte de Jeff Machado.
O ator assassinado aos 44 anos acreditou ter ‘comprado’ uma vaga em uma novela. Segundo a polícia, ele acabou sendo dopado, estrangulado e enterrado em um baú numa cova coberta com terra e concreto para que não denunciasse o golpe.
Jeff foi traído pela ingenuidade e ambição. Pode até existir o ‘teste do sofá’ e o ‘QI’ (quem indica), mas a venda de papéis na teledramaturgia não passa de lenda. As escalações são feitas por experientes produtores de elenco e diretores respeitados.
Um dos acusados do homicídio se valeu do prestígio de ter trabalhado na TV Globo. O ator enxergou naquele contato a possibilidade de conseguir a grande chance da carreira artística.
Em mensagens de celular divulgadas pela investigação, nota-se a pressão psicológica sobre Jeff: a família o questionava sobre quando iria aparecer com destaque em uma novela, e não somente em figurações como a feita em ‘Reis’, na Record.
A ânsia por provar seu talento e atingir o estrelato fez o ator se iludir com a falsa promessa de um papel importante a partir de pagamentos a um suposto profissional influente numa emissora. Um filme já visto antes.
Inúmeras pessoas caíram em golpe semelhante de enganadores que prometeram lugar em plateia de programa, entrevista em telejornal e teste para entrar no ‘Big Brother Brasil’, entre outros casos.
Aparecer de maneira positiva na televisão faz bem ao currículo de qualquer um e causa frisson nas redes sociais. O veículo ainda gera fascínio e proporciona status. Não há melhor maneira de sair do anonimato do que ‘roubar a cena’ diante das câmeras.
Mas como afirmou Flaubert, a fama deve ser o efeito de um trabalho, e não uma meta por mera vaidade e exibicionismo. Jeff Machado, infelizmente, só se tornou conhecido pela perversidade em torno de sua morte. Que sua história triste sirva de lição aos candidatos ao sucesso.
Uma dica aos atores profissionais (o registro chamado DRT é imprescindível) interessados em trabalhar na teledramaturgia: se inscrevam no banco de elenco dos canais. Usem as redes sociais e os aplicativos de vídeos curtos para divulgar seu trabalho.
Foi a partir do sucesso no ‘TikTok’ que o ator Diego Martins conseguiu espaço em programas e o papel de Kevin na novela ‘Terra e Paixão’. Os selecionadores das emissoras estão atentos a quem sabe se projetar na internet.