A MTV fez sua estreia no Brasil há 30 anos, em 20 de outubro de 1990. O Estadão relembra alguns detalhes da chegada da emissora ao Brasil e a programação do canal em sua estreia.
Inicialmente chamada como TV Abril, por pertencer ao grupo de mesmo nome, estima-se que o investimento para a criação da MTV brasileira foi de cerca de 1,8 bilhões de cruzeiros, o equivalente a 20 milhões de dólares à época.
"Nosso projeto é ser a primeira emissora no país a ficar 24h no ar, como faz a MTV", prometia Roger Karman, então vice-presidente corporativo da Abril. Em um primeiro momento, a programação ficada disponível somente entre 12h e as 2h da manhã do dia seguinte.
A ideia era focar no público jovem, entre os 15 e os 34 anos, pertencentes às classes A e B. O slogan inicial era "Te vejo na MTV". Por volta de 70% da programação era "mundial", ou seja, clipes ou atrações feitas em outros países, e 30% com vídeos de artistas locais ou programas comandados por jornalistas e VJs.
Em São Paulo, a MTV estreou no canal 32 UHF, e, no Rio de Janeiro, no canal 9 VHF. Na capital carioca, a emissora entraria no ar por meio de um acordo com a TV Corcovado no qual a rede ficaria com 50% do faturamento em troca da programação.
Estima-se que tenham disputado as vagas do processo de escolha dos VJs quase 2 mil pessoas. Os escolhidos foram nomes como Gastão, Cuca, Maria Paula, Daniela Rodrigo e Thunderbird.
Na ocasião, a MTV já estava em todos os continentes, com canais em 23 países da Europa e nove da América Latina, além de Japão, Austrália e Quênia.
Entre os primeiros projetos estavam muitos com linguagem experimental, que à época foram comparados ao TV Mix, apresentado por Serginho Groisman anos antes na TV Gazeta.
Por exemplo, o TV Zona, dirigido por Ricardo Nauemberg e comandado por Rita Lee (que passou por alterações e posteriormente rendeu o TVLeeZão), e o Disk MTV, que teria Astrid Fontenelle à frente. O Backstage traria entrevistas e o Invasão a Domicílio momentos da intimidade dos músicos.
No Parede, entrevistados responderiam perguntas espremidos contra uma parede enquanto ouviam rajadas de metralhadora. Já o Ponto Zero daria exposição a novos grupos de rock. Projetos com Lobão, Titãs, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Barão Vermelho, Fernanda Abreu e Kid Abelha também foram anunciados.
A MTV Brasil também contaria com programas como Rockstoria, Rockblocks, Fúria Metal, Non Stop, Yo! MTV Raps, MTV no Ar (com Zeca Camargo), Cine MTV (Lorena) e o Buzz.
A emissora chegou ao fim na TV aberta no dia 30 de setembro de 2013. para relembrar os 23 anos da 'antiga' MTV Brasil, que ficou marcada por sua variedade de programas e momentos emblemáticos. Atualmente, o canal ainda existe na TV paga, com conteúdos bastante diferentes dos exibidos nas décadas de 1990 e 2000.
MTV Brasil - Em 30 de setembro de 2013, há cinco anos, a MTV Brasil saía do ar na TV aberta. Relembre a seguir diversos programas que marcaram época no canal e certamente você vai se lembrar de já ter visto.
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
'Beija Sapo' - Algumas pretendentes vestidas como 'sapas' do programa.
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
'Beija Sapo' - O cenário do programa também era bastante característico.
Foto: Kelly Fuzaro / MTV / Divulgação / Estadão
'Beija Sapo' - Algumas personalidades chegaram a participar do 'Beija Sapo', como o cantor Felipe Dylon, que fazia sucesso à época (veja como ele está atualmente). Na foto, também aparece a 'Madrasta', interpretada por Mahê Machado, personagem recorrente no programa.
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
'Covernation' - Marcos Mion comandava a atração que colocava grupos brasileiros que faziam cover de bandas famosas. Provas como reconhecer o nome de uma música ouvindo apenas poucas de suas notas, ou cantar com a boca cheia de paçoca valiam pontos distribuídos aleatoriamente por Mion. No fim das contas, geralmente, a prova final, uma disputa de 'solos' entre as bandas, era o que definia o grande vencedor do "Troféu Emerson Nogueira" - Posteriormente rebatizado como "Troféu Danni Carlos".
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
'Covernation' - No 'Covernation', Mion também interpretava Pablo, em referência ao personagem do clássico 'Qual É A Música?' de Silvio Santos.
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
'Hermes e Renato' - As esquetes do grupo inicialmente eram focadas em dois personagens, justamente Hermes (Marco Antônio) e Renato (Fausto Fanti). Fausto, à esquerda na foto, um dos fundadores do grupo, morreu aos 35 anos, em julho de 2014.
Foto: Felipe Aguillar / MTV / Divulgação / Estadão
'Piores Clipes do Mundo' - Iniciado em 1999, quando teve apresentação de Marina Person, de forma mais simples, o programa foi evoluindo ao longo do tempo. Em algumas edições, os apresentadores recebiam um convidado com roupas verdes, em frente a um fundo verde, e faziam comentários sobre diversos clipes. Graças ao uso da técnica Chroma Key, pareciam 'cabeças flutuantes' na tela. Na foto, Fernanda Lima e Didi Wagner junto ao cantor Otto em um desses momentos, em 2002.
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
'Piores Clipes do Mundo' - Uma das fases mais lembradas do programa teve à frente Marcos Mion, que zombava de diversas produções - desde as maiores, como os clipes de Michael Jackson - até algumas mais desconhecidas à época, como o clipe do 'Funk da Pamonha', de Rodney Di.
Foto: Reprodução de 'Piores Clipes do Mundo' (2000) / MTV | YouTube / @Luiz Rogerio da Rocha / Estadão
'Disk MTV' - Entre 1990 e 2006 os videoclipes mais pedidos na emissora eram exibidos em ordem, do 10º ao 1º, no programa que contou com diversas apresentadoras. Entre elas, Astrid Fontenelle, Cuca Lazarotto, Sabrina Parlatore, Sarah Oliveira e Carla Lamarca (na foto, em 2005).
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
'Gordo a Go-Go' - O 'Gordo a Go-Go' foi um entre tantos programas de entrevistas apresentados por João Gordo. Na foto, entrevistando Chorão, do Charlie Brown Jr., em 2005.
Foto: Kelly Fuzaro / MTV / Divulgação / Estadão
'Gordo a Go-Go' - Foi no programa que João Gordo perguntou ao Padre Marcelo Rossi se ele costumava "acordar de p** duro".
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
'Gordo Freak Show' - Com o 'Gordo Freak Show' o apresentador explorava o lado mais bizarro da TV.
Foto: Kelly Fuzaro / MTV / Divulgação / Estadão
'Top Top' - Os apresentadores Marina Person e Léo Madeira apresentaram o 'Top Top', que fazia listas citando 'top 10'. Por exemplo, "as 10 bandas com os fãs mais chatos".
Foto: Felipe Aguillar / MTV / Divulgação / Estadão
'Rockgol' - A dupla formada entre Paulo Bonfá e Marco Bianchi eternizou bordões e narrou diversos 'clássicos' disputados entre verdadeiros craques do mundo da música, como Supla, Di Ferrero e os integrantes do Br'oz.
Foto: MTV; Divulgação / Estadão
'Mega Liga de Vjs Paladinos' - O canal também apresentava alguns desenhos em sua programação. Entre eles, a 'Mega Liga', que trazia diversos VJs do canal em versões animadas, como se fossem super-heróis.
Foto: Reprodução de 'Mega Liga de Vjs Paladinos' / MTV / Estadão
'Comédia MTV' - O humorístico contava com diversos nomes que fizeram sucesso em outras emissoras posteriormente, como Marcelo Adnet, Dani Calabresa e Tatá Werneck.
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
'Acesso MTV' - Leo Madeira ao lado de Sophia reis e Kika Martinez no 'Acesso MTV' já na reta final da emissora, entre 2009 e 2013.
Foto: MTV / Divulgação / Estadão
Vjs da MTV - Durante seus áureos anos na programação da TV brasileira, a MTV contou com inúmeros apresentadores marcantes, conhecidos como VJs (sigla para 'video jockey'). Alguns continuam sob os holofotes, como Marcos Mion, mas outros tiveram rumos que nem todos os fãs têm conhecimento, como Leo Madeira ou Max Fivelinha. Confira a seguir como estão nomes que marcaram época no canal!
Foto: Ronaldo Ceravolo / MTV / Divulgação | Renata Jubran / Estadão | Globo / Divulgação / Estadão
Max Fivelinha - Após sair do canal, trabalhou na Rádio Mix e na Mix TV, além de continuar imerso no universo da moda. Em seu Instagram, define-se como "Hostess [de] TV e dono de sítio". De acordo com o jornal 'A Tribuna', atualmente Max comprou uma propriedade de terra em Camanducaia, Minas Gerais, e desfruta da vida cuidando de sua horta orgânica, flores, e tirando leite de vacas.
Foto: Instagram / @maxfivelinha / Estadão
Leo Madeira - Leonardo chegou ao canal graças ao programa 'Caça-VJ', que buscava novos talentos para o canal em 2002. Ficou no canal até 2011, apresentando programas como o 'Top Top MTV', 'Pulso MTV' e 'Mochilão MTV'.
Foto: Ronaldo Ceravolo / MTV / Divulgação / Estadão
Edgard Piccoli - Após sua saída da emissora, passou por Multishow e Band. Atualmente, faz parte da equipe do Jovem Pan Morning Show, na rádio Jovem Pan. Recentemente, entrevistava músicos em um canal do YouTube chamado Sala de Som, mas o último vídeo do canal foi publicado em junho de 2016.
Foto: Instagram / @edgardpiccoli / Estadão
Cazé Peçanha - Cazé chegou à MTV pela primeira vez em 1994 e despediu-se do canal em 2012. No entanto, houve um hiato em sua passagem no ano de 2001, quando apresentou o 'Sociedade Anônima', da Globo, programa que ia ao ar após 'Sai de Baixo'.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Sabrina Parlatore - Ela saiu do canal em 2000, quando foi trabalhar no Show do Esporte, na Band. Fez outros trabalhos no canal antes de ir para o 'Vitrine', da Cultura, em 2005, onde ficou por seis anos. Depois, trabalhou na Fashion TV, onde ficou até 2014. Em 2015, foi diagnosticada com um câncer de mama e passou por 16 sessões de quimioterapia, finalizadas no começo de 2016. Em 2017, retornou à TV participando do reality musical 'Popstar', na Globo.
Foto: Instagram / @sabrinaparlaoficial / Estadão
Marcos Mion - Despediu-se do canal em 2009, quando foi para a Record TV apresentar seu próprio programa, o 'Legendários', que chegou ao fim em 2017. Também apresentou os realities 'Ídolos' e 'A Casa', e segue na emissora até os dias de hoje.
Foto: Instagram / @marcosmion / Estadão
Penélope Nova - Saiu em definitivo do canal em 2012, mesmo ano em que participou da 5ª edição de 'A Fazenda'. Anos depois, foi integrante do quadro 'Elas Querem Saber', do 'Programa Raul Gil', ao lado de Tammy Gretchen e Val Marchiori. Também criou o canal no YouTube P & Ponto.
Foto: Instagram / @penelope_nova / Estadão
Gastão Moreira - Um dos primeiros VJs do canal, presente desde 1990, Gastão apresentou o 'Gás Total', 'Fúria Metal', 'MTV Hits', 'Mochilão MTV' e o 'Hermanos MTV'.
Foto: Reprodução de 'Fúria Metal' (1994) / MTV / Estadão
Luiz Thunderbird - Presente no canal praticamente desde seus primórdios, Thunderbird teve algumas saídas e retornos de outros canais ao longo de sua trajetória.
Foto: Reprodução de MTV (1992) / Estadão
Astrid Fontenelle - A VJ foi a responsável por inaugurar a programação do canal em outubro de 1990. Apresentou o 'Disk MTV', 'Top 20 Brasil', 'Barraco na TV' e o 'Pé na Cozinha'.
Foto: Reprodução de MTV (1990) / Estadão
André Vasco e Felipe Solari - A dupla ficou marcada no canal com o programa 'Chapa Coco', um dos poucos trabalhos que Vasco fez no canal.
Foto: Kelly Fuzaro / MTV / Divulgação / Estadão
Felipe Solari - Solari ficou no canal até 2009, quando foi para o elenco do 'Legendários', da Record TV. Depois, teve passagens pelos canais Space, Fox e Esporte Interativo, onde estava apresentando o 'Fanáticos'. Recentemente, fez uma série de vídeos sobre cinema para o canal TNT.
Foto: Facebook / @TNT Brasil / Estadão
Carla Lamarca - Carla ficou três anos na MTV, entre 2005 e 2007. Foi contratada para fazer o Disk MTV, e em seguida também apresentou o 'Jornal da MTV' e o 'Luau MTV'.
Foto: Kelly Fuzaro / MTV / Divulgação / Estadão
Carla Lamarca - Modelo, apresentou programas relativos ao universo fashion após sua saída do canal. Também fez pequenos papéis em novelas da Globo, como 'Ti Ti Ti' e 'Insensato Coração'. Em 2016, foi contratada pelo canal E! para apresentar o programa 'Sound-à-Porter'.
Foto: Reprodução de 'Sound-à-Porter' (2017) / E! / Estadão