Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não-binário, novo campeão do Eurovision se inspira em drag vencedora há 10 anos

Nemo faz história ao ser a primeira pessoa com sua identidade de gênero a conquistar concurso musical transmitido em dezenas de países

12 mai 2024 - 01h56
Compartilhar
Exibir comentários

No início da madrugada de domingo (12), o cantor Nemo foi anunciado como campeão do 68º Festival Eurovision, a maior e mais festejada competição de música da Europa. Ele representou seu país, a Suíça. A final do concurso aconteceu em Malmö, na Suécia. 

Na música ‘The Code’ (O Código), o artista de 24 anos relata a própria luta para se reconhecer não-binário, ou seja, alguém que não se identifica totalmente com o gênero masculino nem com o feminino. 

“Essa história é minha verdade / Eu, eu fui para o inferno e voltei / Para me encontrar no caminho certo / Eu quebrei o código, wo-o-oah”, canta no começo da composição. 

Nemo se tornou o primeiro não-binário a vencer o concurso. Ele anunciou publicamente sua definição há apenas seis meses. Neste ano, havia outro competidor com a mesma identidade de gênero, a representante da Irlanda, Bambie Thung, que terminou em 6º lugar.

O cantor suíço Nemo com o belo troféu de cristal em formato de microfone antigo do Eurovision
O cantor suíço Nemo com o belo troféu de cristal em formato de microfone antigo do Eurovision
Foto: Jens Büttner/picture alliance via Getty Images

Dedicado ao rap e ex-participante do ‘The Masked Singer’, Nemo disse ter se inspirado na história da drag queen austríaca Conchita Wurst, campeã do Eurovision em 2014 também com uma canção biográfica sobre a dificuldade de ser LGBT+ em um mundo conservador. 

Com gays, lésbicas, bissexuais e trans na lista de vencedores, o concurso mobiliza milhões de jovens europeus defensores das liberdades individuais. Desta vez, foi transmitido por 37 emissoras no continente. Pouco conhecido no Brasil, o evento ganha espaço no TikTok, onde há perfis em português dedicados a divulgá-lo.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade